sexta-feira, 29 de março de 2013

QUAL O PREÇO DE SEU TRABALHO? DESCUBRA SE SUA REMUNERAÇÃO É CONDIZENTE COM SEUS ESFORÇOS.

PRA VOCÊ, QUAL O GRAU DE IMPORTÂNCIA DE SUA FAIXA SALARIAL E QUANTO ELA PESA EM SUAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS?
Todo esforço deve ser recompensado! Profissionalmente falando, cada ação de um colaborador é ou deve ser recompensada com retorno financeiro. O que é motivo de tanta discussão e debate é: Seu salário é justo?


EMPREGADOR X EMPREGADO. A ETERNA BATALHA (DESNECESSÁRIA) POR STATUS E RECONHECIMENTO.


Existem dois lados nessa discussão, do empregador e do empregado, ou do prestador de serviços e do contratante. Se uma remuneração é justa ou não, podemos tirar a resposta analisando todo um cenário. 
O mercado de trabalho é mutante. hoje algumas áreas de atuação estão em alta, amanhã podem estar "mortas" e muitas outras surgirem para suprirem uma demando do mercado mas uma afirmação se encaixa em todas as áreas que podemos imaginar. Vivemos na era da tecnologia e informação. Quem souber se alinhar a estas demandas, será reconhecido e desejado profissionalmente.

A grosso modo, podemos afirmar que o salário justo é aquele que é oriundo de um retorno gerado pelo trabalho da parte empregada ou contratada, mas afinal, porquê tanto se reclama de salário no dia-a-dia?


Toda discussão salarial deve ser embasada na franqueza, transparência e coerência. 
Se não está satisfeito, solicite um momento a sós com seu superior, seu gestor. 
Muitas vezes na base da conversa podemos esclarecer coisas que nos 
atrapalham em nossas rotinas diárias por não sair de nossas cabeças.
SR.CONSULTOR.


AFINAL, EU REALMENTE MEREÇO GANHAR MAIS OU DEVO ESPERAR MINHA HORA?

O site da Revista Veja, apresenta um teste rápido de múltiplas escolhas. Faça e descubra se seus reclamações são válidas ou você deve se empenhar em aumentar sua produtividade ou usar sua "empregabilidade" para buscar no mercado uma remuneração a altura da que merece:

Seu salário é justo?

Para que você avalie se merece ganhar mais, o consultor Doraílson Andrade, do Hay Group, preparou para o Guia de VEJA o questionário abaixo. O resultado pode ajudá-lo como referência, e o consultor recomenda também uma orientação técnica mais específica para cada caso.
- Considerando seu cargo e responsabilidades atuais, como você classifica sua remuneração comparada com a de outras pessoas na empresa?
Comparativamente ao mercado, como você considera sua remuneração?
Como você classifica os benefícios concedidos à você, por sua empresa? 
Nos últimos anos, você recebeu aumento salarial individual?
Nos últimos cinco anos, você recebeu algum tipo de bônus ou prêmio especial (exceto participação nos lucros)?
-  Na sua última avaliação formal, como seu desempenho foi considerado?
 Nos últimos, você foi convidado para participar de projetos interáreas em sua empresa:
-  Quantos convites externos de emprego você já recebeu?
ACESSE JÁ O LINK ABAIXO E RESPONDA O QUESTIONÁRIO COMPLETO. CERTAMENTE SEUS CONCEITOS MUDARÃO APÓS ESTA REFLEXÃO.



A REALIDADE PROFISSIONAL NO BRASIL

A economia brasileira cresceu consideravelmente nas últimas décadas e elevou o mercado profissional a um patamar considerado bom. Tanto a taxa de desemprego quanto a média salarial podem ser consideradas satisfatórias apesar de vivermos em um país com alta tributação e "expert" em cobrança de impostos.
Nunca podemos esquecer que o nível salarial de um profissional tende a ser crescente conforme seu desenvolvimento pessoal e profissional. Não podemos ter a cultura de atropelamento das etapas, afinal toda grande obra tem seu alicerce e estrutura construídos gradativamente e após muito trabalho se tem a recompensa da sombra e tranquilidade. É assim também na carreira de um profissional comum. Primeiro o suor e depois usufruímos dos resultados.




NEM TUDO NA CARREIRA É DINHEIRO. ALGUMAS COISAS TEM VALOR MAS NÃO TEM CUSTOS E PREÇO. NÃO SE PRENDA SOMENTE AO FATOR "FINANÇAS"!

Muitos de nós, em dados momentos, queremos nos rebelar e tentar nos elevarmos à um patamar superior a base da força. A paciência é uma grande virtude quando falamos da relação carreira x reconhecimento. E outro ponto que devemos ter como "norte" em nossas decisões: nem tudo é movido a dinheiro em uma carreira. Temos que valorizar o ambiente que vivemos, afinal passamos muitas vezes mais tempo no trabalho do que fora dele, valorizar o conteúdo intelectual que nossos empregadores nos fornecem, as possibilidades a curto, médio e longo prazo que esta pode nos oferecer, enfim, nem tudo deve ser mensurado em sua folha salarial no final do mês. Um emprego deve ser classificado analisando tudo que envolve a sua atividade, benefícios físicos, emocionais, reais ou virtuais e que não podem ser comprados por valor algum.



NÃO DESISTA JAMAIS DE SEUS PLANOS. XÔ DESANIMO! ERGA A CABEÇA E BUSQUE O LUGAR ALMEJADO. VOCÊ TEM SEU VALOR!

Se as coisas não estão como sonhou ou acredite que mereça, não será o baixo-astral que mudará seu rumo. Erga a cabeça, BUSQUE ENXERGAR as oportunidades dentro e fora da empresa em que trabalha. É lei da vida: as coisas acontecem para quem acredita e busca constantemente. Nada de desânimo ou conformismo, seu lugar é no topo! Aja agora mesmo e siga seu caminho de VITÓRIAS!






UMA EXCELENTE PÁSCOA A TODOS VOCÊS! ATÉ A PRÓXIMA SEMANA.

quinta-feira, 21 de março de 2013

INTELIGÊNCIA SOCIAL: O ELO ENTRE VOCÊ E O SUCESSO NA VIDA E NO TRABALHO.

O post de hoje "foge" um pouco apenas do âmbito profissional. O assunto da semana é tratado por nós, como algo ligado à sobrevivência de todos, como pessoas e profissionais: A capacidade de se relacionar bem e extrair dela, fatores que nos ajudem em nosso dia-a-dia.



Na teoria pode tudo parecer fácil mas na prática as coisas não são tão simples assim. Lidar com pessoas é, e será sempre muito complicado. Em casa ou no trabalho, temos que conviver e nos acostumarmos à pessoas que pensam e agem diferente de nós. Quem de nós em certo momento, não tentou agradar a gregos e troianos? Não conseguiremos jamais abraçar o mundo sozinho.


Querer agradar a todos é o primeiro passo para a infelicidade e para a estagnação pessoal e profissional. Devemos ser sociáveis mas sem jamais deixarmos nossas convicções e personalidades se perderem.


HÁ SEGREDOS PARA SE CONSTRUIR BONS RELACIONAMENTOS?

O segredo talvez possa estar na aceitação e administração deste cenário. Nem sempre você concordará com o que lhe rodeia, porém, o respeito à opinião e atitude alheia deve ser a diretriz em todos nossos relacionamentos. Aceitar não significa concordar, significa que quem consegue na prática construir boas relações é dotado desta qualidade-competência que é fundamental e pode ser desenvolvida: A SOCIABILIDADE.

Há coisas na vida para as quais não existem fórmulas e nem como se ensinar, e uma delas é a arte de conviver e se relacionar (bem) com pessoas. Algumas características podem ser citadas como "ingredientes"  mas na verdade cada pessoa tem a capacidade e o "feeling" de se adaptar à um meio. Valores positivos como empatia, altruísmo e generosidade podem agregar na construção desta "rede positiva".



A IMPORTÂNCIA DE TER AMIGOS, COLEGAS E CONTATOS.

Ninguém vive só ou faz algo só! Acredite nesta afirmação. Não importa qual a grandiosidade de sua obra, idéia ou sua capacidade, em algum momento, por menor que seja, tudo que você faz na vida, tem participação direta ou indireta de alguém. Construir bons e saudáveis relacionamentos pode além de proporcionar momentos agradáveis, lhe possibilitar conquistas e ajudas que podem mudar o rumo de sua vida e carreira.


Construir uma rede de relacionamento não é tarefa das mais fáceis. Não podemos forçar uma situação. Uma rede de contatos se constrói após adquirirmos reputação e reciprocidade dos que nos rodeiam seja presencialmente ou  não. É fundamental que uma relação, principalmente quando falamos sobre carreira e trabalho, seja pautada no respeito e empatia. Quando as pessoas enxergam em nós, qualidades e características que elas se identificam e projetam para si mesmas, fica mais fácil a aproximação e envolvimento.

 Para finalizar este assunto de rede de contatos, ou Network se falarmos simplesmente sobre um cenário corporativo, é imprescindível que você considere nas duas pontas da corda. Assim como podemos e certamente seremos ajudados por muitas vezes pelos nossos colegas, amigos ou seja qual for o grau de ligação, também certamente, haverá momentos em que seremos os requisitados. Sem hipocrisia ou falsa-moral, devemos ajudar sempre e da melhor forma que pudermos, a todos, até os que não imaginamos, serem úteis a nós de alguma forma. A vida fora e dentro de um escritório dá voltas e amanhã os papéis podem ser invertidos.


Ouça sempre mais do que fala. Como diz um velho dito popular, temos dois ouvidos para recebermos e filtramos tudo que ouvimos e uma boca para falarmos de uma forma inteligente e apurada tudo que pode contribuir de alguma forma para a vidas das pessoas e a nós mesmos.
Sr.Consultor





ACREDITE: TUDO DEPENDE APENAS DE VOCÊ!

Construir relacionamentos é um dom. Você pode conhecer pessoas e estreitar relacionamentos em casa, no trabalho, em um happy hour, em eventos sociais e profissionais. Qualquer ambiente e horário podem se tornar propícios à novas experiências. Depende apenas de você, abrir mão de pré-conceitos, pensar "fora da caixinha" e enxergar tantas possibilidades existentes ao nosso redor. A convivência e adaptação à diferentes meios e ambientes é e se tornará cada vez mais um diferencial em um mundo onde tudo parece ter um preço e ser automatizado. Não podemos perder o humanismo e espontaneidade. Eles que nos levarão aonde queremos chegar.


Terminamos o post desta semana, reforçando pontos que acreditamos ser fundamentais no desenvolvimento desta habilidade. Ponha hoje mesmo em prática tudo o que leu aqui e seja feliz!

1 - Tente imaginar como as pessoas vêem você

2 - Não apenas a boca. Todo seu corpo fala, monitore-se. Seus movimentos "vendem" o que pensa e deseja.

3 - Mantenha-se conectado com o mundo, na internet e pessoalmente. Se atualize diariamente.

4 - Ouça muito, fale um pouco e aja sempre!

5 - Perguntar é necessário. Interagir e estar por dentro do que lhe rodeia é essencial. Não tenha medo de não saber. Ninguém sabe tudo e os "sabichões" geralmente não são bem recebidos nos grupos em que convivem.

Uma ótima semana a todos !

quinta-feira, 14 de março de 2013

Diego Cerqueira: O 3º elemento do projeto Sr.Consultor.

Com muita satisfação e alegria, nós do Sr.Consultor recebemos oficialmente mais uma cabeça pensante neste nosso projeto de disseminar boas práticas e conteúdo educativo e profissional. No auge de seus 23 anos, Diego Cerqueira passa a fazer parte deste time campeão! Oficialmente, pois já desde o início deste projeto muito do que vocês leem sai deste rapaz.

Diego é um multi-profissional.  Atuante no segmento de aviação civil como piloto e com ótima experiência em mídias sociais e comunicação digital.  Diego virá buscar novos "vôos" junto a nós. Seja bem vindo!

Aproveitamos para, mais uma vez, agradecer a enorme participação de todos neste blog. Acreditamos que a comunicação e a educação podem mudar o mundo e isso é o que nos move! Obrigado por TUDO! Temos certeza que muito mais está por vir!




Felipe Cerqueira, Ronaldo Cerqueira e  Diego Cerqueira.

Sr.Consultor: Conteúdo que constrói talentos.


APRENDA A LIDAR COM SEU CHEFE! ACREDITE, VOCÊS PODEM SER AMIGOS!


"MEU CHEFE NÃO ME ENTENDE!". Admita, quem de nós em dado momento, não soltamos, certamente com tom de irritação, esta frase? É fundamental para começarmos a tratar deste assunto, termos a plena consciência de que: A MUDANÇA DEVE COMEÇAR DE NÓS. 



Um gestor quando posto em um cargo com tais responsabilidades, provavelmente deve ter sido analisado e "garimpado" já que as empresas buscam profissionais que tenham o exato perfil que elas necessitam para alcançar suas metas corporativas. Será que é ele sempre que está errado ou nós que não sabemos admitir e aceitar visões diferentes das nossas sobre um assunto? Um gestor, comumente tem mais carga e história do que seus subordinados, ao menos dentro de uma determinada empresa, e acima de tudo, um gestor é um ser humano, ou seja, ERRA! Todos erramos. Nos colocarmos como alguém que possa suprir as falhas e necessidades de nossos superiores em busca de um objetivo e um bem comum pode ser o "pulo do gato" para quem busca a ascensão e desenvolvimento profissional.



Não bata de frente com seu chefe, afinal, querendo ou não, ELE É QUEM MANDA Dialogar e trocar idéias em uma discussão saudável pode tornar o relacionamento mais leve e produtivo.
Sr.Consultor


EXISTE CHEFE IDEAL?

É hábito comum das pessoas reclamarem de seus superiores. Parece que já faz parte da cultura principalmente do Brasileiro, porém, afinal existe um perfil ideal de chefia? O Perfil ideal certamente seria o que projetamos como gostaríamos que fosse não apenas os chefes, como nós mesmos. Querer que as coisas aconteçam de seu modo pode não apenas lhe custar um emprego como até mesmo o futuro de sua carreira. Lembre-se, esta mesma pessoa que você tanto critica pode amanhã abrir portas a você  em outras empresas.



DICAS PARA SE DAR BEM COM SEUS SUPERIORES:

- Respeite a hierarquia. Se ele está lá certamente fez por merecer ou tem experiência o suficiente que justifique seu cargo.

- Não entre em rota de colisão! Novamente reforçamos: conversar é o melhor caminho. Não tenha medo de expor sua opinião, se no fim das contas sentir que sua atividade é incompatível com seus anseios, você pode cogitar transferência para um outro departamento/atividade pelo qual tenha mais afinidade

- Não tente disseminar a cultura da insatisfação! Se não está satisfeito com uma situação, você é livre para mudar. O desgaste nestes casos pode ser não apenas profissional, pode alcançar a esfera pessoal.

- Acha com empatia e sinergia.  O seu chefe tem problemas, responsabilidades e anseios assim como você, porque não tentar entendê-lo deixando de confrontá-lo?

- Não leve as broncas e ordens para o lado pessoal. Dentro de uma empresa, as ordens e determinações vem de cima pra baixo, como uma pirâmide. Não entenda que tudo que lhe é repassado é de cunho pessoal, que seu chefe tem marcação ou raiva de você. Um projeto profissional deve ter a colaboração de todos. Pense que ele pode estar passando nada mais do que de fato, cabe a você fazer.



O QUE FAZER QUANDO NADA DO QUE FOI ABORDADO AQUI SURTIU EFEITO?

Dentro de uma empresa, sua chefia é responsável por grande parte de seu dia-a-dia: tarefas, possibilidades e responsabilidades, em comum são designadas e administradas por ele. Mas e na vida? Se as coisas não estão bem, é culpa dele? Não somente uma empresa pode demitir seu funcionário. O processo pode ser o inverso: é comum as pessoas que não estão satisfeitas com um cenário e não enxergam solução, "demitirem" uma empresa e irem buscar a felicidade em uma outra "casa". A vida é curta demais para convivermos com coisas que não nos satisfazem. Se você pode mudar: MUDE!




Posteriormente teremos novos posts abordando essa relação Chefe x Subordinado! Reflitam sobre o que abordamos e comece amanhã mesmo a mudar esta relação caso ela não seja das melhores!

Sr.Consultor: Conteúdo que constrói talentos

quinta-feira, 7 de março de 2013

SEXO FRÁGIL? ESQUEÇAM ESSA HISTÓRIA! CADA VEZ MAIS AS MULHERES CONQUISTAM, COM MÉRITOS, SEU ESPAÇO NO MERCADO DE TRABALHO!




O título acima ilustra uma nobre realidade: As mulheres, tem conquistado, com louvor, seu espaço de destaque no mercado de trabalho! A cultura de que cargos gerenciais e decisórios devem ser ocupados por homens, a cada dia perde força. A sociedade vem desapegando da cultura de que o papel da mulher é ser coadjuvante quando falamos de trabalho. Elas passaram a ser protagonistas!



OS DESAFIOS DAS MULHERES NO CENÁRIO CORPORATIVO ATUAL


Por mais que o espaço delas venha crescendo nas últimas décadas, muitos são os desafios e barreiras ainda a serem superados para que a "justiça" seja feita. Qual a explicação para profissionais capacitadas e talentosas ganharem menos dinheiro do que outros apenas pelo fator "sexo"?


Segundo o SEBRAE, no ano de 2020, a participação das mulheres na fatia da população economicamente ativa será de 49%, no Brasil ou seja, enfim haverá equilíbrio no motor econômico. Quanto a colocação profissional, em cargos de supervisão e chefia, o espaço delas já encosta nos dos outrora "donos do pedaço". Nada menos que 43% desses cargos são ocupados por mulheres segundo pesquisa divulgada em 2012 pelo IBGC*


*Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.



Apesar  de percen- tualmente o espaço "delas" ser cada vez maior, a diferença salarial, segundo a Consultoria Michael Page, continua incômoda. Atualmente a remuneração das mulheres em cargos similares corresponde de 70 a 82% do que recebe um homem. Fruto da cultura "machista" oriunda de décadas anteriores, vem sendo destruída. Esta mesma pesquisa aponta maior disparidade em cargos operacionais. O nível gerencial é o que apresenta menor variação: apenas 3% a mais para os homens.



QUAL O MOTIVO DO IMENSO CRESCIMENTO DELAS 
NO MERCADO DE TRABALHO EM GERAL?




Antes de entrarmos no âmbito profissional, devemos analisar o fator biológico da abordagem. Mulheres e homens, culturalmente, fisicamente e psicologicamente têm distinções que devem ser respeitadas e orientadas a trazerem os resultados que o mercado espera de um profissional.


Algumas características tipicamente femininas, são fundamentais para que as grandes organizações possam executar as ações obedecendo demanda e expectativas do mercado atual.


Características que fazem a mulher se destacar dentro de uma organização:

  • Função multi-uso: Ao contrario de grande maioria dos homens, a mulher tem a capacidade de executar, com assertividade, mais que uma tarefa ao mesmo tempo. Apenas deve se tomar o cuidado para não abraçar o mundo atrapalhando o andamento do processo num todo;

  • Objetividade: As mulheres tem a característica de serem objetivas quando se faz necessário uma ação de resultado imediato. O cuidado que deve ser tomado é em não se achar a dona da verdade absoluta. Muitas vezes a auto-confiança nos leva a "cegueira corporativa" deixando de ver problemas óbvios;

  • Olhar atento aos detalhes: Na vida pessoal e profissional, nos maiores e nos menores pontos, as mulheres dão um show nos homens neste tópico. Como ninguém mais, elas se atentam a detalhes "imperceptíveis" mas que podem fazer toda a diferença ao final de um processo;

  • O sexto sentido que é típico "delas": A intuição vale e muito na hora de se tomar uma decisão. Neste ponto é mais fácil entendermos do que buscarmos explicações. Elas são as donas dessa qualidade.


Algumas características tipicamente femininas devem ser acompanhadas, para que sejam evitados problemas comumente vistos hoje em dia, como a guerra dos egos e o orgulho "arrebatador" que faz com que algumas pessoas coloquem valores e objetivos pessoais e frente dos profissionais.







O Blog Sr.Consultor deseja a todas as mulheres, um excelente 8 de março. Apesar de ser uma data específica, nós reconhecemos a enorme importância de vocês em todos os 365 dias do ano. Parabéns pelas conquistas e que muitas coisas ainda estejam por vir!





FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER