quinta-feira, 25 de abril de 2013

QUEREM "PUXAR" MEU TAPETE NO TRABALHO! O QUE FAÇO? SAIBA COMO SE PROTEGER DESSE MAL CORPORATIVO.

Em nossas vidas e carreiras, em muitos momentos nos deparamos com situações embaraçosas e muitas vezes decepcionantes, onde somos ameaçados por pessoas e fatores que até então não haviam despertado riscos à nós. Mas afinal? Qual o motivo dessa atitude maldosa ser tão frequente em nossos convívios?


Na vida, poderíamos citar dezenas, centenas de fatores, mas como nosso foco é no âmbito profissional, podemos generalizar que a tentativa de um puxão no tapete, é simplesmente pelo fato de muitos buscarem uma oportunidade, um status utilizando de artifícios não coerentes e éticos.


ARMAÇÕES? TRAPAÇAS? COMPLÔS OU SABOTAGENS? QUAIS OS MÉTODOS MAIS FREQUENTES DO JOGO-SUJO EXECUTADO PELOS MAUS PROFISSIONAIS?

O Ambiente de trabalho nem sempre é um mar de rosas, afinal, existe ali, uma disputa por espaço que pode elevar o patamar não só profissional como pessoal, e o ser humano, como citamos em outras postagens anteriores, tem a essência competitiva, mas que se exagerada passa a ser gananciosa, prejudicando as rotinas de demais pessoas. A concorrência leal existe e é possível, mas por qual motivo, existe tantos artifícios maldosos nesta disputa?

Muitas pessoas enxergam nesta escolha, o mais rápido caminho de acesso ao sucesso profissional, e a criatividade do mal pode ir muito além do que imaginamos. Como geralmente a vítima e o vilão da história frequentam o mesmo ambiente, muitas informações são compartilhadas e isso facilita a estruturação de um plano maldoso eficiente. É impossível prevermos uma situação armada mas podemos captar sinais de que algo estranho ronda nosso ambiente. Aquele velho ditado popular que diz que onde há fumaça, há fogo, se encaixa perfeitamente neste cenário.Se atente para movimentações estranhas e fora do comum de seus "colegas" de trabalho. Nada melhor que a intuição e atenção para nos ajudar a tomarmos devidos cuidados que nos manterão seguros.



DICA DO SR. CONSULTOR:
Fuja de fofocas, "rodinhas" e todo e qualquer comportamento que possa induzi-lo a 
tomar atitudes negativas no ambiente de trabalho. Pense que você é um filtro, e certamente 
tudo que deseja de mal à alguém passa por você antes de alcançar o seu alvo.
 Pratique o bem pois será sempre o beneficiado. O Melhor "marketing" é o trabalho. 


PREVINA-SE DO JOGO-SUJO. DICAS PRÁTICAS PARA MINIMIZARMOS AS CHANCES DE CAIRMOS EM ARMADILHAS:

FORTALEÇA SUA PRESENÇA:

- Relacione-se bem com área e departamentos diferentes do que atua.

- Creia e aja sobre a máxima de que o trabalho conta muito. O Marketing é útil se o produto é bom.

- Seja um profissional de "equipe". Ser participativo cria um ambiente mais "amigo".

- Seja ponderado em suas palavras. Medir o tom e teor do que dizemos ajuda a manter as relações saudáveis. use o freio que o bom-senso lhe concede e evite desgastes.

- Pare, pense e planeje todo e qualquer ato. Pensar num todo, ouvir e analisar sistêmicamente um cenário onde tomará alguma decisão, contribui para que seja assertivo, ganhando confiança e crédito de seus pares.

ATENTE-SE PARA OS SINAIS DE QUE HÁ ALGO ERRADO NO AR.


- Analise se não é mais convocado para reuniões profissionais ou até pessoais em que de costume, era presente em outros momentos. Isso pode caracterizar que já já algo por trás cujo você pode ser o foco da ira de alguém.


- Quem faz com outra pessoa pode fazer com você. Evite se aproximar e confiar em quem tem comportamento que condene com pessoas que trabalham contigo. Certamente o seu grau de vínculo com ele não é tão estreito a ponto do profissional maldoso te poupar de seu "veneno". Se ele faz com outras pessoas, pode fazer com você.

- O inimigo mora ao lado! Ter o pé atrás, principalmente quando se começa uma relação profissional, é um grande método de nos precavermos de armadilhas. Muitas vezes, quem mais o "foca" no dia-a-dia, se aproxima com o intuito de colher informações que voltem contra você mesmo e não agregará nada em sua rotina e carreira.    


JÁ É TARDE DEMAIS! COMO ME RECUPERAR DE UMA 'RASTEIRA PROFISSIONAL"?

Sacuda a poeira e siga sua caminhada. Os erros nos ensinam e muito! Não sinta-se vítima do mundo o a pior pessoa e profissional. Muitos já passaram e passarão por isso. Ser resiliente, ou ter poder de recuperação e adaptação à um novo cenário, é fundamental para que sua "maratona" da carreira não seja interrompida por um tropeço. Passado é passado e o futuro é o que interessa. Remoer e se apegar às mágoas o privará de viver momentos excepcionais, cujos as experiência adquiridas na adversidade serão suas principais aliadas. A tão falada rede de contatos, que tanto enfatizamos em outros posts, será fundamental nesta nova etapa de sua vida.


Uma excelente semana à todos! Siga nossos posts anteriores e mantenha-se atualizado sobre tudo que interessa sobre carreira e mercado de trabalho. Sr.Consultor: Conteúdo que constrói talentos.







sexta-feira, 19 de abril de 2013

O "CEO" É O LIMITE! FAÇA MAIS QUE O ESPERADO E TENHA O MUNDO A SEUS PÉS! PARTE I

Onde você quer chegar? Como chegar, qual estratégia e caminho adotar nesta busca incessante pelo "topo"? Usamos o trocadilho do termo "CEO" que designa a mais alta hierarquia de um profissional em uma organização ao CÉU presente sempre em nossos dias por serem, ambos, símbolos de plenitude e status. Chegar ao "CEO" quando falamos de carreira, literalmente é chegar ao CÉU. 


Por mais que se negue, todos têm, em algum nível, a "necessidade" da ascensão. Todos nós, quando levantamos e partimos para um dia de trabalho, almejamos alcançar um patamar maior do que o atual. Mas entre o desejar e o realizar há um grande abismo. O que você faz para que seus planos se concretizem?


PISE COM CUIDADO NOS TERRENOS QUE NÃO CONHECE. UMA QUEDA PODE ATRASAR SEUS PROJETOS DE VIDA!

Dar passos certos nos momentos certos. Na teoria é simples e fácil achar o caminho das pedras. E na realidade, é assim? Esse nosso post de hoje citará muitas afirmativas que publicamos em materiais anteriores, uma prova de que tudo que envolve carreira e desenvolvimento pessoal, de certa forma tem como objetivo final o sucesso e o topo.

Construir bons relacionamentos, adquirir experiências de maneira contínua e diversificada (pensar e agir fora da caixinha), planejar etapa por etapa sua carreira e se expor de forma clara e marcante à seus superiores, é um passo inicial. Planejar diminui em grande percentual a chance do erro, e abrevia os caminhos para as conquistas.


APOSTAR NA SORTE OU NO ENRIQUECIMENTO PESSOAL? FOQUE NO QUE CERTAMENTE LHE TRARÁ RETORNO

Em determinada etapa da carreira, outras qualidades se desenvolverão automaticamente e novas atividades serão agregadas naturalmente à rotina de todos nós. Liderança? Quando e porque devemos nos tornar líderes:? Observe e analise: se tornar um  bom líder requer uma bagagem, que é composta entre outras coisas por os adjetivos e competências citadas acima, e assim é montada uma estrutura profissional que é montada a cada promoção e preenchida a cada etapa cumprida em sua carreira. Como já afirmamos em postas anteriores, tudo que vivemos deve ter um sentimento base chamado dedicação. Sem ele tudo o mais se perde. Ele é o alicerce para que se construa uma carreira sólida e de sucesso.

Aquela velha história de estar no lugar certo na hora certa é como uma loteria. Não deixe seu futuro nas mãos da sorte. Uma vez que sua capacidade é o bastante para assumir novos e superiores desafios, naturalmente você sempre será a pessoa certa e a hora certa quem definirá é você mesmo!



DICA DO SR CONSULTOR:
Prometa apenas o que é de total controle seu. Prometa o que pode cumprir. O mundo
corporativo  e as grandes organizações já não toleram mais esse tipo de deslize. 
Pode comprometer todo um plano de negócio e custar o seu emprego!


7 ATITUDES IMPORTANTES PARA SEU DESENVOLVIMENTO RUMO AO TOPO

1- NÃO SEJA UM MONO-TAREFA.
O mercado e o mundo esperam que seja um profissional e uma pessoa desenvolta, flexível e adaptável. Ser útil em mais que uma atividade de origem é um grande fator de promoção em sua carreira. Dê seus passos um pouco mais longos do que sua formação e cargo permitem. Se arriscar, com certa dose de cuidados, faz bem. Seja ousado.

2- QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO.
Não precisa ser um arroz de festa, muito menos o inconveniente, basta ser presente e desenvolver bons relacionamentos. Tenha atitudes que promovam em seus pares, o desejo de tê-lo por perto e que contribuam para a construção de uma imagem agradável e positiva. Seja proativo e principalmente, um bom ouvinte, Nunca subestime a opinião do próximo. Pessoas que falam muito e ouvem pouco geralmente tem sua imagem arranhada.

3- COMUNIQUE-SE BEM.
Anote em sua agenda, ponha um post-it em seu computador, enfim, ache um mode de sempre lembrar de algo: Tudo na vida é comunicação. Vivemos um mundo onde se comunicar bem virou obrigação até para atividades mais simples, quem dirá para quem almeja algo maior na carreira? Falar idiomas, ter boa expressão verbal e escrita são fatores-chaves para que as portas e oportunidades apareçam para você.

4- SEJA CURIOSO E QUESTIONADOR
Veja a quantas informações somos expostos diariamente, e pense, quanta coisa deixamos passar por filtrarmos apenas o que nos parece interessante? Pois é, ser alienado é um requisito para um profissional de sucesso. Não basta estar por dentro da área que atua, deve estar ciente do que acontece no país e no mundo, ou melhor, se possível até o que acontece fora dele. Encontre respostas para suas dúvidas, questionar e perguntar, pesquisar, enriquecem muito o conteúdo intelectual e humano de qualquer um. Pessoas superiores a sua hierarquia podem ser consideradas valiosas fonte de informações.


5 - NÃO TEMA POR SEU CARGO! PARA CRESCER VOCÊ TERÁ QUE ABRIR MÃO DELE.
Se você chegou em algum lugar na vida, certamente foi ajudado e monitorado por alguém, portanto, passe tudo que tiver de melhor quanto a conhecimentos e experiências para seus subordinados. Quando se prepara um  substituto a altura, uma possível promoção fica facilitada pelo fato de não haver aquela conhecida história de comparar você à seus substitutos. Quando são cortados os vínculos com uma etapa anterior de nossa vida, temos mais liberdade para buscar uma próxima. Delegar tarefas é uma arte!


 6- FAÇA DA AGENDA A SUA MELHOR AMIGA. GESTÃO DO TEMPO.
Esse tópico é tão importante que há meses publicamos um post inteiro sobre ele. Gerir o tempo é a única forma de encontrarmos equilíbrio entre vida pessoal e carreira, e conseguir extrair de cada uma destas, o que elas tem de melhor.Família, relacionamentos, estudos, saúde, carreiras e outros compromissos aleatórios pessoais e profissionais, devem caber em suas 24 horas diárias. Não há solução nem outra alternativa.


Para saber mais  ACESSE NOSSO POST SOBRE GESTÃO DO TEMPO: clique Aqui e aqui 

7- USE E ABUSE DA INTUIÇÃO E SEJA UM AUTÊNTICO ANALISTA DO MUNDO.
Nada de andar de cabresto. Focar não significa cegar-se para outros ambientes. Devemos agir considerando o que nosso inconsciente, ou consciente manda, que é a intuição, mas devemos enriquecer nosso poder de tomada de decisões com  informações externas. Observe o que acontece na sua área de atuação no mundo e direcione sua carreira sobre estas diretrizes. Tente acompanhar tendências e se antecipar garantindo sempre lugar de destaque onde está.

NÃO DEIXEM JAMAIS DE BUSCAR O AUTO-DESENVOLVIMENTO!
Muito do que vocês viram neste post, já foi postado em matérias anteriores, e por qual motivo então voltamos a bater nestas teclas? Acreditamos que a ascensão profissional está diretamente ligada à reunião destas entre outras, qualidade e competências, sendo assim buscamos fazer uma síntese do que forma o perfil do profissional que o mercado espera.  Não deixe de ler mais sobre estes tópicos em nossos posts anteriores. 

Logo mais teremos a segunda parte desta matéria! Aguardem e se surpreendam. 
Não deixem de conferir.

Uma ótima semana a todos.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

SEJA OUSADO !! SUA CARREIRA PRECISA DE UM EMPURRÃO.

O QUE SER OUSADO PODE REPRESENTAR EM NOSSA CARREIRA?

O que mais faz você ter medo quando falamos de carreira e mercado de trabalho? Certamente sua resposta será o motivo de muitas vezes não tentar algo novo por mais que sinta que é capaz. Os medos e anseios de tentarmos o novo podem ocultar grandes possibilidades e oportunidades.


A sede do Facebook, em Nova York, USA, carrega uma mensagem como: "prossiga e seja ousado" reforçando que esta é uma qualidade tão importante a ponto de ser disseminada entre seus funcionários.
Ser ousado não necessariamente significa ser imprudente! Significa acreditar e tirar o máximo de uma situação e oportunidade. Todo profissional, ao passar do tempo adquire o "feeling", o "time" de quando tentar e quando parar. Use sua intuição e seja ousado. Muitas coisas o esperam sendo que você pode não tê-las alcançado simplesmente por não ter tentado em outros momentos.


OUSADIA: O ELO ENTRE VOCÊ E NOVAS OPORTUNIDADES!

Característica presente em quase todos os mercados de atuação, a constante atualização e altos e baixos profissionais requerem pessoas que sejam corajosas e inovadoras, características que descrevem bem o que é ser "ousado". Quantas vezes não nos deparamos em barreiras, tropeços e situações que nos fazem enxergar um abismo sem fim ou possibilidade de recuperação? Lembre-se que o vento que sopra em seu negócio ou empresa, sopra nos concorrentes. Todos tem problemas e obstáculos, o que o tornará diferente deles, é a forma como encara e a capacidade que tem de encontrar novas respostas para velhas perguntas.



Ser ousado no cenário que vivemos, onde empresas exigem muito e enxergam que as pessoas são a diferença onde existe tanta concorrência, significa ser comprometido com os valores e objetivos corporativos de seu trabalho.  Ser ousado não é ser aventureiro, é saber usar no limite suas qualidades e obter como retorno, lucro/benefícios e reconhecimento sobre seus atos.

Preparo + Capacidade de assumir riscos + Coerência: Ousadia saudável.
Sr.Consultor

ARRISCAR FAZ PARTE DO NEGÓCIO. PORÉM COM PRECAUÇÕES.

Como dono de seu próprio negócio, como funcionário ou como candidato: CORRER RISCOS FAZ BEM!  Acredite, quem mais colhe frutos saborosos é quem mais semeia e se arrisca em meio à lavoura. Com a economia aquecida que vivemos e a busca por profissionais capacitados de qualidade, ousar pode o salto que falta em sua carreira. Devemos ter temor pelo que nos ameça, mas o temos deve servir como freio apenas para não nos expormos demais a uma situação que pode nos trazer desconforto, e não como um fator ligado ao conformismo. As empresas valorizam os profissionais ousados não apenas pelos resultados que estes trazem e sim por saber que eles terão postura benéfica em um cenário de adversidade. 

A ousadia é uma qualidade nata dos líderes, afinal, tomar decisões e dar direcionamento à situações e pessoas requer coragem e auto-confiança. Ser ousado é uma possibilidade para todos. Faça uma auto reflexão e enxergue que suas qualidades podem o levar a um lugar melhor do que onde está hoje.  Como abordamos acima, ser ousado é não temer o desconhecido, mas não podemos ignorar as ameças e obstáculos. Seja coerente, seja coeso e ouse! A repetição te levará não necessariamente à perfeição mas sim à qualidade e esta lhe tratá retorno.


Seja administrativo, gerencial, criativo ou financeiro. Não importa a natureza de sua atividade: SEJA OUSADO! ACREDITE QUE O MEDO É SEU MAIOR INIMIGO!
Sr.Consultor


OUSAR= SUPERAR AS EXPECTATIVAS CONVENCIONAIS.

Sentir-se responsável pelo seu trabalho, departamento, por seus atos é um ponto fundamental de onde pode e deve ser trabalhada esta qualidade chamada ousadia. Quem ousa, o faz por saber que pode ter resultados diferentes do esperado se tiver uma atitude diferente da que a lógica mandaria. O erro é parte integrante deste contexto mas só quem erra aprende com estes. Errar ensina e quando é diluído em muitos acertos, certamente terá pouco impacto. Para ousarmos, precisamos estar PREPARADOS. E quando estamos preparados temos menos chances de erro.




Não podemos fazer uma grande aposta quando iniciamos um jogo, e essa lição serve e deve ser aplicada ao cenário corporativo. faça testes, tente algumas pequenas mudanças ousadas e veja se está preparado e capacitado para tentar grandes pulos na carreira. Novas possibilidades requerem novos pensamentos e atitudes. Ouse sempre. Não deixe o medo lhe tirar a vontade de novas conquistas!

LEMBREM-SE: MESMAS PERGUNTAS COM MESMAS RESPOSTAS NÃO TRARÃO JAMAIS ALGO DIFERENTE! INOVE, PERCA O MEDO DE TENTAR E VEJA O QUANTO SUA CARREIRA PODE E SERÁ "TURBINADA". 

AS OPORTUNIDADES SEMPRE EXISTIRÃO, O QUE O TORNARÁ OUSADO É SUA ATITUDE SER DIFERENTE DO ESPERADO!


BOA SEMANA A TODOS...





sábado, 6 de abril de 2013

EMPREENDEDORISMO: QUANDO DEVEMOS ABDICAR DE UMA CARREIRA PARA SERMOS NOSSOS PRÓPRIOS CHEFES?

Por imposição da vida ou por nos sentirmos seguros após experiências e acúmulo de conhecimentos? Existem estas e outras muitas explicações para que nós busquemos algo fora do mercado profissional convencional. 

Empreender, neste caso, significa buscar um reconhecimento e retorno amparado por experiências e conhecimento cujo o mercado de trabalho tradicional não seria capaz de nos trazer. Empreender engloba o que você é capaz de oferecer a clientes e sociedade e qual o retorno financeiro e moral isso agrega a quem tem coragem de tentar.


PACIÊNCIA + INFORMAÇÃO + TRANSPIRAÇÃO: SUCESSO!

Quando estamos empregados e pensamos em abrir um negócio próprio, pensamos em empreender, geralmente estamos "carentes" de algo que nossa atividade profissional não nos fornece. Não existe emprego perfeito, mas se suas satisfações são muito maiores que as insatisfações, certamente você tende a não se arriscar. Claro que muitas pessoas tentam conciliar uma atividade profissional formal com projetos pessoais, mas é fato que os esforços principais serão sempre direcionados ao "certo" e não ao "duvidoso".


Se empreender não for uma opção e sim uma obrigação por imposição da vida, lembre-se que ser negociador e empreendedor, está no D.N.A humano. Não se assuste, o sol nasceu para todos e nas adversidades existem muitas possibilidades também!

Se a decisão for empreender, antes de mais nada é preciso planejar. Muitas vezes podemos trabalhar sob um cenário: pense você em uma árdua batalha, uma guerra onde seu adversário está em seu caminho e você tem uma arma com apenas uma munição, ou seja, não há espaços pra erros! Assim acontece comumente quando pensamos em empreender. Quando o ser humano idealiza algo, muitas vezes o entusiasmo e a empolgação nos fazem não enxergar a razão e aí quando vamos analisar a situação vemos que fomos muito a fundo e um erro pode ser fatal. É fundamental, conhecermos o terreno onde pisaremos. ANALISAR O MERCADO é o primeiro passo, enxergar nossas possibilidades e ameças perante concorrência e público é vital. Se a atividade que quer exercer tem a ver com sua atividade profissional atual, tire daí lições e informações que podem te sustentar na hora "H" em que terá que ser o tomador das decisões. Lembre-se: Você será o chefe, o mandatário, e todas suas ações terão reações imediatas sobre seu planejamento.



TEORIA X PRÁTICA: NEM TUDO É COMO PARECE SER.

Quando somos funcionários, não enxergamos o lado inverso da situação. Geralmente não pensamos que dinheiro é problema, não pensamos que absolutamente tudo, do cafézinho aos papéis usados em uma impressão, saem de algum fundo, tem seu custo. Ter o olhar de dono quando ainda é funcionário é característica obrigatória para quem planeja empreender. É necessário ter planejamento e
suporte financeiro para que um sonho não se torne um grande pesadelo. Saiba que recorrer a crédito quando se inicia uma atividade, não é tarefa das mais fáceis. O correto é ter capital que supra as necessidades pelo menos do primeiro ano de vida do negócio.


NA HORA DE EM PREENDER A RAZÃO VALE MAIS QUE A EMOÇÃO!
Sr.Consultor




OS DESAFIOS NA VIDA DE UM EMPREENDEDOR.

Gerir e liderar pessoas, papel do empreendedor é uma das tarefas mais difíceis neste cenário. Lidar com altos e baixos pessoais e profissionais requer empenho e desenvoltura. Quando falamos em planejamento, devemos incluir uma estrutura psicológica que seja a base dos seus funcionários ou contratados. Recorrer a empresas e consultorias de treinamento, capacitação e até mesmo psicológicas pode trazer ótimos resultados.

O Sr. Consultor indica o SEBRAE (Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas) como o principal aliado para quem está iniciando um negócio. Cursos, palestras e consultorias, inclusive muitas destas gratuitas, serão muito úteis para o desenvolvimento do empreendimento.

DICA PARA UMA EMPRESA TER VIDA LONGA:  SAIBA QUE SUA EMPRESA "ESTÁ" E NÃO SIMPLESMENTE "É" . PENSE SEMPRE MOMENTO A MOMENTO, SE UMA EMPRESA NÃO ACOMPANHAR O QUE SEU MERCADO ESPERA E AS MOVIMENTAÇÕES DE SEUS CONCORRENTES ELA HOJE É BOA, AMANHÃ NÃO É MAIS. PENSE E SE RENOVE A CADA INSTANTE!!!



TOP 10 
CARACTERÍSTICAS E COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS EM UM EMPREENDEDOR:

- BEM INFORMADO
- OBSERVADOR/ANALITICO
- BEM RELACIONADO
- ÉTICO
- OUSADO
- CORAJOSO
- PRUDENTE
- PERSISTENTE
- PROATIVO
- CRIATIVO



NÓS NÃO CHEGAMOS A LUGAR ALGUM SEM A AJUDA DE ALGUÉM. VALORIZE SUA EQUIPE, CONTRATADOS E SÓCIOS.

Assim como abordamos em posts anteriores, analisando a participação de nós como funcionários dentro do mercado corporativo convencional, afirmamos que quando somos o "dono" da coisa, devemos valorizar  ainda mais o material humano. Quando construímos um bom ambiente e relações sólidas, as coisas tendem a fluir com maior eficácia. Lembre-se, você como gestor deve liderar pelo exemplo. Seja bom ouvinte, reconheça as atitudes das pessoas, os motive a seguir trabalhando e saiba que jamais será dono da verdade absoluta, a certeza de estar certo sem analisar as possibilidades nos "cega" e pode trazer danos irreparáveis. Se as pessoas envolvidas em um negócio, acreditam que ele pode vingar, o futuro só pode ser a vitória.



CLIENTES INTERMEDIÁRIOS E CLIENTES FINAIS: A DIFERENÇA DE SER EMPREGADO E EMPREGADOR SE EVIDÊNCIA.

Quando somos funcionários temos compromissos , temos que entregar números e resultados, somos cobrados, mas o peso maior fica para a empresa que representamos. Fazemos parte de uma instituição, seja ela grande, média ou pequena, mas salvos raros casos, podemos amanhã não estar mais dentro deste local e  a imagem que ajudamos a construir quando fazemos parte dela, se alongará para sempre. E quando nós, somos a linha de frente, somos a cara da empresa para nossos clientes e mercado? O cuidado deve ser maior ainda. Um cliente mal atendido tende a compartilhar sua insatisfação com muito mais afinco do que se tivesse sido surpreendido positivamente. Trate seu cliente como o "ser mais importante do mundo". De fato, neste momento ele tem esse status, afinal, se o cliente se sentir realizado, tende a se tornar fiel e desta forma uma empresa forma uma carteira de clientes e começa a assegurar sua sobrevivência por longa data. Inovar, fazer diferente, surpreender, tudo isso deve fazer parte da receita de nossos planos como empreendedores. Lembre-se: o mercado é como um casamento. Se não fizer o melhor tende a perder pois a concorrência é voraz e está sempre rondeando o seu espaço. Nunca subestime seus concorrentes, eles também tem qualidades, por isso é tão fundamental o espírito analítico e ágil. Não há espaços para "descanso".

O Sr.Consultor recomenda aos que sonham em ter algo mas que ainda são funcionários: EMPREENDA também em seu trabalho. Empreender significa fazer algo, buscar resultados fora do contexto que está acostumado. Isso fará bem a sua empresa, seus pares e principalmente a VOCÊ.

Uma ótima semana a todos vocês e MUITO OBRIGADO por acompanharem nosso trabalho. Esta semana  completamos oito meses de vida e isso devemos a todos vocês!