quarta-feira, 12 de junho de 2013

NAMORO X TRABALHO: PRÓS E CONTRAS DE TER UM RELACIONAMENTO "PROFISSIONAL".

Passamos, em muitos casos, mais tempo no trabalho do que em casa. Vemos muitas vezes, mais nossos colegas de trabalho que nossos próprios familiares, criamos muitas vezes laços muito fortes com as pessoas que convivemos no ambiente profissional e sendo assim, é completamente aceitável e compreensível que haja nesse cenário, interesse por aquela pessoa que senta ao seu lado e que deixou de ser "apenas" um(a) parceiro(a) de atividade profissional.

De acordo com o instituto Carrer Builder (carrerbuilder.com)39% das pessoas já tiveram em algum momento, relação com alguém com quem trabalha junto. Muitas vezes, daí saem relacionamentos saudáveis, estáveis e que culminam em uma relação permanente fora dali, outras vezes trata-se apenas de uma aventura passageira e infelizmente, em muitos casos também, essas relações superam o limite do natural e interferem na produtividade e no ambiente corporativo dos envolvidos.

Algumas empresas proíbem seus colaboradores de terem este tipo de relação, em alguns casos por mais que a empresa não tenha tal postura, tal comportamento se faz necessário pela natureza da atividade. Seja qual for o cenário em que o profissional esteja inserido, é necessário muito "jogo de cintura" para conciliar coração e profissão, em um mesmo ambiente, em um mesmo tempo e principalmente, conciliar sem misturá-los.

Rolou? Saiba como agir daqui pra frente...

O Sr.Consultor é um blog voltado à temas relacionados a carreira e tudo que envolve o mundo corporativo, portanto, não entraremos em méritos pessoais e sim diretamente no que envolve diretamente a carreira.

10 regras definitivas sobre a relação AMOR X CARREIRA

1 - Não se torne um ator ou atriz de novela. Ser reservado e discreto é fundamental para que um namoro tenha vida longa. lembre-se, muitas vezes alguma das partes pode despertar interesses, curiosidade ou outros sentimentos em pessoas próximas que podem se incomodar com a postura do casal. Deixe a vida pessoal da porta da empresa pra fora. Ali você é um profissional.

2 - Enxergue seu "amor" como um(a) parceiro(a) de trabalho e nada mais. Regra de ouro: seja qual for seu grau hierárquico ou da outra parte, o correto é agir com isenção e nulidade quanto as preferências pessoais. Privilegiar ou favorecer alguém por ter uma relação extra-profissional além de arranhar a imagem pessoal é muito anti-ético.

3 - Não negue as evidências. Se a relação tomou corpo a ponto de ser impossível disfarçar, assuma! Assuma a relação e juntamente a responsabilidade que esta atitude carrega consigo. Deste ponto em diante as preocupações devem ser maiores pois o cuidado deve ser tomado em dobro já que uma vez que uma relação se torna pública, ela passa a chamar mais atenção. Negar pode pegar muito mal com seus colegas e chefes. Mentir pode rotulá-lo como alguém sem personalidade e inseguro.

4 - Fuja de ciladas 'amorosas". Infelizmente, é muito comum pessoas fazerem uso de seus graus dentro de uma hierarquia, de seu poder, para usufruir e seduzir subordinados que fantasiam que esta aventura contará pontos dentro de um planejamento de carreira. Salvo casos onde as ações são construídas sob interesses pessoais,esta é uma grande mentira. Certamente a confiança de seus colegas se abalará com uma situação dessas, prejudicando carreira e o próprio romance. Se de fato, enxergam um no outro, a pessoa ideal para se construir uma vida, o mais aconselhável é a troca de emprego de uma das partes.

5 - Lembre-se: sua vida não se resume a trabalho. Você passará boa parte do seu tempo com seu/sua parceiro(a), e fora dali? Como será a relação? O sentimento de posse deve ser controlado e o ciúme por mais que seja componente natural de uma relação deve ser disfarçado e desenvolvido preventivamente. Mais que um romance, a pessoa vive no ambiente um período que pode ser decisivo em sua carreira e qualquer deslize pode custar caro. Ambos, claro tem que readequar o comportamento mas sem nunca perder a identidade pois talvez esta característica seja o que o mantem vivo e bem posicionado dentro da empresa. O convívio muito próximo pode exceder a linha do intenso e chegar a ser "pegajoso"

6 - Estabeleça limites: Suas atitudes passageiras podem transformar a vida da outra pessoa. Como já abordamos, é normal e aceitável o nascimento de interesse em outra pessoa do ambiente profissional, porém, e se esta pessoa já tiver um relacionamento? É comum enxergarmos dentro do ambiente onde mais vivemos válvulas de escape para problemas pessoais e profissionais, mas a partir do momento que uma terceira pessoa entra em uma relação, todo um ciclo é impactado. Em uma relação que se encerra, sempre, uma parte sente mais do que a outra.É providencial evitar este tipo de relacionamento pois além da pessoa se machucar, pode arruinar vidas a troco de nada, ou melhor, de uma simples aventura que poderia ter sido evitada. Mutas vezes, sobrepor a razão à emoção é o antídoto para evitar problemas maiores posteriormente.

7 - Se você estiver neste cenário, porém, não for uma das pessoas envolvidas, seja neutra e procure sempre se isentar de opiniões pessoais. Não seja o psicólogo de nenhuma das partes pois a possibilidade de você acabar se tornando o vilão ou vilã da história é imensa. Em uma relação, o altos e baixos é comum, não tente ser o divã pois seu lugar é o de um colega de trabalho, limite-se à opiniões superficiais e mantenha-se bem com as duas partes.

8 - Você é um patrimônio da empresa: jamais deve trocar informações confidenciais ou inter-setoriais com quem se relaciona. O que sabe foi confiado á você, à ninguém mais!

9 - A estrutura da empresa é para fins profissionais: e-mails, telefones ou qualquer outro meio que possa promover o contato deve ser utilizado com coerência e profissionalismo. Tudo que se referir ao romance deve ser tratado antes ou após o horário de expediente.

10 - Cuidados gerais que deve tomar que por menos que sejam, devem fazer parte da cartilha: Jamais use da intimidade no dia-a-dia dentro do trabalho, Não chame alguém com quem se relacione por apelidos íntimos, Não deixe que suas brigas e divergências sejam convertidas em caras fechadas e conseqüentemente, desgaste do romance perante as pessoas que os envolvem e por fim: Você pode até ser o chefe mas não é o/a dono(a) da outra pessoa: Não queira que a pessoa deixe de se relacionar bem com outras pessoas pois este ponto serpa fundamental para o futuro e desenvolvimento da carreira.

O Sr.Consultor deseja à todos, uma excelente semana, e aos devidamente comprometidos, um excelente dia dos namorados!