De acordo com o instituto Carrer Builder (carrerbuilder.com)39% das pessoas já tiveram em algum momento, relação com alguém com quem trabalha junto. Muitas vezes, daí saem relacionamentos saudáveis, estáveis e que culminam em uma relação permanente fora dali, outras vezes trata-se apenas de uma aventura passageira e infelizmente, em muitos casos também, essas relações superam o limite do natural e interferem na produtividade e no ambiente corporativo dos envolvidos.
Algumas empresas proíbem seus colaboradores de terem este tipo de relação, em alguns casos por mais que a empresa não tenha tal postura, tal comportamento se faz necessário pela natureza da atividade. Seja qual for o cenário em que o profissional esteja inserido, é necessário muito "jogo de cintura" para conciliar coração e profissão, em um mesmo ambiente, em um mesmo tempo e principalmente, conciliar sem misturá-los.
Rolou? Saiba como agir daqui pra frente...
O Sr.Consultor é um blog voltado à temas relacionados a carreira e tudo que envolve o mundo corporativo, portanto, não entraremos em méritos pessoais e sim diretamente no que envolve diretamente a carreira.
10 regras definitivas sobre a relação AMOR X CARREIRA
1 - Não se torne um ator ou atriz de novela. Ser reservado e discreto é fundamental para que um namoro tenha vida longa. lembre-se, muitas vezes alguma das partes pode despertar interesses, curiosidade ou outros sentimentos em pessoas próximas que podem se incomodar com a postura do casal. Deixe a vida pessoal da porta da empresa pra fora. Ali você é um profissional.
2 - Enxergue seu "amor" como um(a) parceiro(a) de trabalho e nada mais. Regra de ouro: seja qual for seu grau hierárquico ou da outra parte, o correto é agir com isenção e nulidade quanto as preferências pessoais. Privilegiar ou favorecer alguém por ter uma relação extra-profissional além de arranhar a imagem pessoal é muito anti-ético.
3 - Não negue as evidências. Se a relação tomou corpo a ponto de ser impossível disfarçar, assuma! Assuma a relação e juntamente a responsabilidade que esta atitude carrega consigo. Deste ponto em diante as preocupações devem ser maiores pois o cuidado deve ser tomado em dobro já que uma vez que uma relação se torna pública, ela passa a chamar mais atenção. Negar pode pegar muito mal com seus colegas e chefes. Mentir pode rotulá-lo como alguém sem personalidade e inseguro.
4 - Fuja de ciladas 'amorosas". Infelizmente, é muito comum pessoas fazerem uso de seus graus dentro de uma hierarquia, de seu poder, para usufruir e seduzir subordinados que fantasiam que esta aventura contará pontos dentro de um planejamento de carreira. Salvo casos onde as ações são construídas sob interesses pessoais,esta é uma grande mentira. Certamente a confiança de seus colegas se abalará com uma situação dessas, prejudicando carreira e o próprio romance. Se de fato, enxergam um no outro, a pessoa ideal para se construir uma vida, o mais aconselhável é a troca de emprego de uma das partes.
5 - Lembre-se: sua vida não se resume a trabalho. Você passará boa parte do seu tempo com seu/sua parceiro(a), e fora dali? Como será a relação? O sentimento de posse deve ser controlado e o ciúme por mais que seja componente natural de uma relação deve ser disfarçado e desenvolvido preventivamente. Mais que um romance, a pessoa vive no ambiente um período que pode ser decisivo em sua carreira e qualquer deslize pode custar caro. Ambos, claro tem que readequar o comportamento mas sem nunca perder a identidade pois talvez esta característica seja o que o mantem vivo e bem posicionado dentro da empresa. O convívio muito próximo pode exceder a linha do intenso e chegar a ser "pegajoso"
6 - Estabeleça limites: Suas atitudes passageiras podem transformar a vida da outra pessoa. Como já abordamos, é normal e aceitável o nascimento de interesse em outra pessoa do ambiente profissional, porém, e se esta pessoa já tiver um relacionamento? É comum enxergarmos dentro do ambiente onde mais vivemos válvulas de escape para problemas pessoais e profissionais, mas a partir do momento que uma terceira pessoa entra em uma relação, todo um ciclo é impactado. Em uma relação que se encerra, sempre, uma parte sente mais do que a outra.É providencial evitar este tipo de relacionamento pois além da pessoa se machucar, pode arruinar vidas a troco de nada, ou melhor, de uma simples aventura que poderia ter sido evitada. Mutas vezes, sobrepor a razão à emoção é o antídoto para evitar problemas maiores posteriormente.
7 - Se você estiver neste cenário, porém, não for uma das pessoas envolvidas, seja neutra e procure sempre se isentar de opiniões pessoais. Não seja o psicólogo de nenhuma das partes pois a possibilidade de você acabar se tornando o vilão ou vilã da história é imensa. Em uma relação, o altos e baixos é comum, não tente ser o divã pois seu lugar é o de um colega de trabalho, limite-se à opiniões superficiais e mantenha-se bem com as duas partes.
8 - Você é um patrimônio da empresa: jamais deve trocar informações confidenciais ou inter-setoriais com quem se relaciona. O que sabe foi confiado á você, à ninguém mais!
9 - A estrutura da empresa é para fins profissionais: e-mails, telefones ou qualquer outro meio que possa promover o contato deve ser utilizado com coerência e profissionalismo. Tudo que se referir ao romance deve ser tratado antes ou após o horário de expediente.
10 - Cuidados gerais que deve tomar que por menos que sejam, devem fazer parte da cartilha: Jamais use da intimidade no dia-a-dia dentro do trabalho, Não chame alguém com quem se relacione por apelidos íntimos, Não deixe que suas brigas e divergências sejam convertidas em caras fechadas e conseqüentemente, desgaste do romance perante as pessoas que os envolvem e por fim: Você pode até ser o chefe mas não é o/a dono(a) da outra pessoa: Não queira que a pessoa deixe de se relacionar bem com outras pessoas pois este ponto serpa fundamental para o futuro e desenvolvimento da carreira.
O Sr.Consultor deseja à todos, uma excelente semana, e aos devidamente comprometidos, um excelente dia dos namorados!
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