domingo, 19 de maio de 2013

ENTREVISTA COM DR. PAULO SANTA CRUZ . COMO TER UMA CARREIRA PRODUTIVA E SAUDÁVEL...


O Blog Sr.Consultor apresenta esta semana, uma entrevista exclusiva com o Dr.Paulo Santa Cruz, um dos grande nomes da medicina atual, cirurgião do Hospital São Luiz do Morumbi em São Paulo e integrante da equipe médica do Dr. Joaquim Grava, famoso por integrar durante anos a equipe médica da seleção Brasileira de Futebol e Sport Club Corinthians Paulista.

Médico Ortopedista e Traumatologia especializado em Cirurgias da Coluna, Dr. Paulo Santa Cruz, defende a inclusão de hábitos saudáveis para melhoria na qualidade de vida dentro e fora do trabalho.

Boa Leitura à todos!


Sr.Consultor: Dr. Paulo, seja qual for a área de atuação, a atividade profissional atual é envolta de cobranças, pressão e muita correria. Com todos estes obstáculos, como enxerga uma brecha para que as pessoas insiram hábitos saudáveis em seu dia-a-dia?

Dr. Paulo: Acredito que o primeiro passo é a reeducação alimentar. Seguido de atividade física compatível ao quadro físico e clínico da pessoa, além de sua disponibilidade de horários para o exercício.



Sr.Consultor: E quanto a reeducação alimentar? Qual orientação que dá para que seja feito um novo plano de ação em busca de melhoria corporal?

Dr. Paulo: Os ganhos com uma alimentação saudável vão além do aspecto estético. A saúde tem um conceito muito amplo, que é a soma da parte física e emocional do paciente, as quais são diretamente influenciada por nossa alimentação. Quando passamos a observar melhorias corporais e de ganho cardio pulmonar, após um período de dieta, enxergamos esta reeducação como um fator motivador. a auto-estima é elevada e a pessoa se fortalece para seguir com este comportamento, iniciando um ciclo virtuoso. E muito importante  não desistir nas primeiras adversidades, afinal o início é o mais complicado já que cortar costumes sempre requer muita dedicação e renúncias.


Sr.Consultor: E o acompanhamento médico, é importante até que ponto?

Dr. Paulo: Toda e qualquer mudança, seja alimentar, de práticas de atividades ou qualquer outra que impacte corpo e mente, deve ser acompanhada por um médico especialista. Não existe uma receita geral de sucesso. Cada caso requer uma ação diferente. O que serve para a pessoa a, pode não servir para a pessoa b e assim por diante. Cada um tem suas limitações, fraquezas e carências nutricionais, físicas e psicológicas que devem ser acompanhada e apuradas por especialistas, de forma contínua. A personalização quando falamos de elaboração de um plano, é a chave para o sucesso. Nutricionistas, ortopedistas e cardiologistas, entre outros especialistas, devem estar presentes no dia-a-dia de todos. Qualquer atividade não supervisionada oferece risco à pessoa.


Sr.Consultor: E quando não é possível cumprirmos o que é solicitado por um especialista? Muitas vezes a correria nos impede de cumprir o intervalo recomendado para alimentação e de implementar um hábito de práticas físicas diárias...

Dr. Paulo: Neste momento fica evidente a importância de um acompanhamento próximo de um especialista. Deve ser montada uma dieta e um plano de atividades físicas que sejam condizentes com o tempo que tem disponível, recursos financeiros que dispõe e com ambiente que convive. Por exemplo, muitas pessoas se alimentam em restaurantes internos de empresas, que geralmente por mais que tenham acompanhamento de uma nutricionista não dão a opção de frutas, verduras e outros componentes o suficiente para se cumprir uma dieta estabelecida. Quando sabemos o cenário que a pessoa vive e suas limitações, temporais e físicas, fica mais fácil estabelecermos uma conduta que possa ser cumprida por o período necessário.


Sr.Consultor: Algumas empresas até contribuem para a promoção do bem estar entre os funcionários através de ginástica laboral. Como enxerga esta atividade?

Dr. Paulo: A atividade é sempre benéfica, mas é complicado inserir uma fórmula com diversidade de exercícios dentro do ambiente de trabalho. O tempo e a estrutura muitas vezes não são suficientes. A atividade deve ser complementada nestes casos, com atividades externas, em academias para um resultado mais significativo.


Sr.Consultor: Além da alimentação e atividade física, em que aspectos devemos focar para uma vida mais saudável e consequentemente, uma carreira mais produtiva?

Dr. Paulo: Como já citamos anteriormente, o conceito de saúde e muito amplo e requer uma analise individual de cada paciente. A medicina antigamente se preocupava em tratar a doença e hoje esse foco mudou, para prover saúde. Um dos fatores fundamentais se chama prevenção, que é o controle de patologias existentes, como hipertensão e diabetes. Atividades físicas regulares, alimentação saudável, atividades que sejam prazerosas, como ir ao teatro ou passear com o cachorro, dar mais atenção para a família, exames de rotina, ter boas noites de sono entre outros hábitos e ações. Sei que a falta de tempo existente na maioria das profissões torna isto muito difícil, mas é necessário orquestrar soluções, pois a falta de qualquer um desses hábitos implica diretamente na sua qualidade de vida.


Sr.Consultor: O aumento de peso é uma preocupação eterna das pessoas e nos últimos temos, cresceu o número de pessoas com sobrepeso ou obesas. Qual o principal erro das pessoas que buscam rotineiramente entrar em dietas e mudar seus hábitos e não conseguem resultados?

Dr. Paulo: O principal erro é desistir, não ter a paciência de esperar os resultados aparecerem e tentar milagres com dietas e métodos duvidosos que podem por em risco, saúde e até mesmo a vida. A ansiedade em ver resultados pode fazer que a pessoa busque em suplementos muitas vezes proibidos a solução. Uma mudança deve ser gradual, respeitando etapas que devem ser cumpridas, afinal o corpo vai se qualificando e se estruturando conforme nossa freqüência é mantida.


"Não existe dietas ou atividades físicas "boas". Bom é o que é feito pra você. 
Se não houver um acompanhamento específico de especialistas,muito 
provavelmente os resultados não serão bons. Tem que ser algo personalizado
respeitando o perfil da atividade exercida e da estrutura do local". 
Dr. Paulo Santa Cruz.


Sr.Consultor: Dr. Paulo, nosso blog é voltado à assuntos pertinentes a mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal e de carreira. Sendo assim, qual a ligação que você enxerga entre estes hábitos e ações inseridas na vida que podem refletir na carreira?

Dr. Paulo: Os aspectos são diversos e o bem-estar é multi-fatorial. É uma cadeia: se nos alimentamos bem, se dormimos bem, temos grande capacidade produtiva e consequentemente auto-estima elevada e retorno financeiro no âmbito profissional que são fatores que previnem problemas emocionais e psicológicos. Na rotina diária podemos ajudar um poco neste processo com detalhes pequenos que fazem grande diferença, como usar calçados adequados e que possibilitem conforto, utilizar cadeiras que proporcionem uma postura reta poupando coluna e possíveis problemas posteriores e inserir no período de trabalho, o hábito de levantar no máximo a cada duas horas e ir ao banheiro, tomar água, afinal esta pequena caminhada faz bem ao corpo e a mente da pessoa.


"Podemos gerar alternativas que promovem bem estar.
Muitos vezes reclamamos de trânsito. Talvez não seria o melhor adiar 
em uma hora a ida ou o retorno ao trabalho  e utilizar este período
 para realizar atividades físicas? Neste espaço o trânsito pode voltar 
a fluir bem e você terá colaborado para si próprio ter uma vida mais 
saudável e divertida além de evitar situações estressantes".
Dr. Paulo Santa Cruz.


O Blog Sr.Consultor agradece a participação do Dr. Paulo Santa Cruz e espera ter contribuído com este material, sugerindo ações que podem nos tornar pessoas e profissionais melhores.  Os cuidados com a alimentação e atenção à saúde física e mental interferem diretamente no que mais abordamos neste espaço, o desenvolvimento de carreira. 

Uma excelente semana à todos. Até a próxima.

Um comentário:

  1. Ótima materia!
    Mas acho que por ele ser especialista em coluna poderia nos dar dicas de como evitar dor e exercícios práticos.


    ResponderExcluir