As gentilezas em pequenas ações, como cumprimentar, pedir licença, desculpar-se, agradecer, são muito importantes no relacionamento com nossos colegas de trabalho, ou até mesmo amigos pessoais, e é esse conjunto de regras, chamado de ETIQUETA EMPRESARIAL, que norteiam nossos comportamentos no mundo corporativo.
A etiqueta não é simplesmente uma questão de refinamento, mas diz respeito principalmente à preservação do relacionamento e da dignidade das pessoas com as quais convivemos. Hoje em dia, o requinte ou a formalidade não são os aspectos mais valorizados da etiqueta empresarial, mas sim um relacionamento respeitoso, ético e condizente com valores e princípios humanitários.
A Etiqueta Empresarial denota nossa habilidade de interagir em todos os ambientes, adequando o comportamento aos papéis sociais, aos diferentes momentos e locais.
A primeira regra de etiqueta é "FAZER COM QUE O OUTRO SE SINTA CONFORTÁVEL".
O relacionamento profissional ideal prevê respeito, educação e cortesia. Boas maneiras tendem a tornar o ambiente profissional mais agradável, a melhorar a imagem da empresa, além de aumentar os níveis de confiabilidade em nossa atuação como profissional.
Abaixo citamos alguns itens importantes para que você Pense e Reflita:
1. NATURALIDADE: Comporte-se de maneira natural na presença de outros, em quaisquer circunstâncias, e procure fazer com que as pessoas também se sintam confortáveis na sua presença;
2. PONTUALIDADE: Seja pontual em reuniões e compromissos. É uma forma de demonstrar respeito às pessoas;
3. COMPROMISSO: Dê retorno no prazo estipulado, cumprindo o que foi acordado, seja com um cliente ou colega de trabalho;
4. ÉTICA: Antes de qualquer comportamento, questione-se: quero, posso e devo? É preciso dizer sim para essas 3 perguntas para saber se é uma atitude ética;
5. COOPERAÇÃO: Nada se consegue sozinho, por isso é preciso compartilhar conhecimento e tratar bem a todos, indistintamente. Dê crédito e atenção às pessoas envolvidas em um projeto no qual colaboram efetivamente;
6. RESPEITO: Em qualquer circunstância, ouça e procure entender o ponto de vista das outras pessoas, antes de fazer seus comentários. Respeitar as pessoas e não se envolver em fofocas é a atitude mais adequada para criar um ambiente profissional saudável. Passamos grande parte de nosso tempo neste ambiente, o ideal é que ele seja positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário