quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A RELAÇÃO: MOTIVAÇÃO X SUCESSO PROFISSIONAL

Buscar um novo emprego exige paciência e determinação por parte do profissional. A procura por uma nova ocupação pode ser motivada por diversos aspectos e apresentam variações de acordo com as faixas etárias.
 
 
Estudos apontam que 23,1% dos desempregados têm como principal objetivo uma melhora no padrão de vida quando estão em busca da recolocação. Na sequência aparece a vontade de suprir as necessidades financeiras, com 20,4% e manter o padrão de vida de quando estava empregado, com 15,2%.
 
 
Os motivos são diferentes quando estão relacionados a profissionais empregados ou desempregados. No caso dos desempregados, a motivação essencial é a sobrevivência, ter o salário no final do mês. Já para os empregados, esta busca pode estar mais vinculada ao crescimento profissional, novos desafios, melhores salários, entre outros.
 
 
É interessante analisar que estas prioridades também apresentam mudanças quando avaliadas de acordo com a idade do profissional. Para os mais jovens a melhora do padrão de vida é o motivo mais significativo. Já para os mais maduros, sentir se útil e o prazer de trabalhar, normalmente, são fatores mais relevantes.
 
 
Fonte da pesquisa, site Catho www.catho.com.br

 
A IMPORTÂNCIA DO BOM RELACIONAMENTO NO TRABALHO
 
 

Para ter um desempenho adequado e atingir bons resultados, os profissionais precisam estar motivados e felizes com o trabalho que realizam. Muitos enxergam o bom ambiente corporativo como principal fator de motivação, seguidos por reconhecimento como bom profissional e fazer o que gosta.

 
É importante destacar que outros fatores, como remuneração e benefícios, também são importantes. No entanto, no dia a dia, não influenciam diretamente na harmonia e bem estar do ambiente corporativo. Trabalhar em um local agradável é fundamental. As empresas precisam acreditar que um bom ambiente de trabalho é importante e a partir daí começar a se preocupar com diversas questões, como flexibilidade, respeito às pessoas e investimento nos funcionários.

 
Trabalhar com pessoas que tornam a rotina das empresas mais agradável é sempre positivo. Como grande parte dos profissionais passam de 8 a 10 horas dentro das organizações, nada mais adequado do que prezar o bom relacionamento, seja entre os colaboradores, ou até mesmo entre profissional e gestor, tornando este período mais tranquilo.

 
O bom clima organizacional depende diretamente do relacionamento interpessoal. O que vemos muitas vezes em organizações são pessoas desmotivadas não por conta do trabalho, mas pelo ambiente em que se encontram, reduzindo a sua produtividade.

Quando se trata dos níveis hierárquicos, os profissionais mais motivados com a carreira e satisfeitos com o trabalho são diretores e gerentes, mesmo alegando sofrerem estresse. O estresse parece ter um impacto negativo maior no grau de satisfação de níveis mais baixos, como analistas, assistentes e auxiliares, uma vez que estes aparecem como estressados e menos satisfeitos ao mesmo tempo segundo pesquisas apuradas em grande sites voltados ao mercado de trabalho e desenvolvimento profissional como o Catho e o Manager Online.

Existem pessoas que se sentem estimuladas ao trabalhar sob pressão. O estresse constante pode acarretar em doenças, por isso é importante que os profissionais se atentem a isso. Há pessoas que se motivam, que se entregam mais quando pressionados. No entanto, há de se tomar certo cuidado, pois muita pressão e, consequentemente, muito estresse podem acarretar problemas de saúde, que em certo momento trará uma reflexão: Até que ponto vale a pena?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário