domingo, 23 de dezembro de 2012

2013, FAÇA DELE O SEU ANO! DESENVOLVA O SEU MARKETING PESSOAL.

Para este último post do ano, desenvolvemos uma matéria para que você faça valer a pena o ano de 2013, que irá começar a todo vapor. Desde que iniciamos este projeto, nosso intuito era fortalecer o profissional, através de bases teóricas e até mesmo experiências práticas da nossa vida pessoal. Aprenda que precisamos estar preparados a todo momento para entrarmos em cena!


Já falamos em matérias anteriores sobre a importância do Marketing Pessoal, e já que o nosso intuito será MUITO SUCESSO para ano que se iniciará, que tal conhecermos ainda mais sobre este tema? Afinal, você sabe o que é Marketing Pessoal?


Marketing Pessoal é hoje a ciência ou a arte de construir-se como pessoa de habilidades e promover-se como marca de qualidade e credibilidade. Sem o Marketing Pessoal ninguém constrói uma carreira sólida, e sem o Networking ninguém consegue os melhores cargos, vagas ou salários. 




4 P'S DO MARKETING PESSOAL


1. PESSOA: Desenvolver a pessoa integralmente. Sua fundamentação, composição e conteúdo; 

2. PRODUTIVA: Defina seu valor;

3. PRÓ-ATIVIDADE: Sua imagem e fama;

4. PONTUAL: Sua atuação.

A sinergia desses quatro pilares fará de você a PESSOA CERTA, NA HORA CERTA, E NO LUGAR CERTO. Não existe destino, existe consequências sobre seus atos!

SAIBA SE VENDER! Na vida profissional não basta ser competente, tem que parecer ser competente. É fundamental a construção de uma imagem positiva e para isso é preciso que suas competências e habilidades sejam reconhecidas por todos. Existem várias maneiras de trilhar esse caminho. Podemos citar a criação de uma rede de relacionamentos, a auto-promoção e a presença constante em cenários e ambientes onde atuamos.



O Marketing Pessoal desenvolve:

- O domínio da Sustentabilidade (Sustento = Dinheiro);
- O domínio da Vontade (Caráter, Ambição e Assertividade);
- O domínio da Personalidade (Empatia, Flexibilidade, e Comunicabilidade);
- O domínio do Tempo e dos Recursos ( Habilidades Decisórias);
- O domínio do Entusiasmo (Criatividade e Intuição);
- O domínio da Motivação e Liderança.



POR QUE DEVEMOS INVESTIR EM MARKETING PESSOAL?


As histórias de carreiras de sucesso mostram que ninguém é autosuficiente. O Marketing Pessoal é essencial na vida de qualquer pessoa ou profissional que tenha pretensões sérias de reconhecimento pessoal e financeiro, no mercado em que atua e de relacionamentos felizes com a sociedade.

ESTRATÉGIA DA CONSTRUÇÃO DE SUA MARCA PESSOAL

A imagem de sua marca pessoal é uma percepção existente na mente de alguém. Um BRANDING pessoal exige a gestão eficaz dessa percepção. Sua marca pessoal é a síntese de todas essas expectativas, imagens e percepções criadas na mente das pessoas quando elas ouvem ou veem o seu nome. Assim como as Organizações, nós, seres comuns, temos que ter um planejamento estratégico que compile vida pessoal e profissional.

Uma marca pessoal não pode ser construída sem um plano de ação que a sustente, a tornando uma realidade.

1. Qual a sua missão?

- Defina o que você é hoje e a razão de ser da sua vida (Descobrir situação atual);

2. Quais os seus valores?

- No que você acredita? Quais são os ideais que mantém o seu dia a dia? (Determinar);

3. Qual a sua visão?

- Onde quero estar? Como quero estar? (Promover situação desejada).



"A diferença entre o sucesso e o fracasso está nos detalhes. Busque ser sempre assertivo!"
BLOG  SR.CONSULTOR



FUNCIONÁRIO PATO X FUNCIONÁRIO PAVÃO


Esta é a chamada "síndrome do pato", O chefe enxerga o funcionário como aquele que sabe nadar, voar e andar. Mas que não chega a ser um primor em nada. O pato não nada nem voa mais rápido que as outras aves, e seu andar é desajeitado.

O "funcionário-pato" acaba sendo sempre deixado de lado quando o assunto é promoção ou aumento de salário. O remédio para curar a síndrome do pato é uma dose de "efeito pavão". Ninguém nunca viu um pavão nadando ou voando. E quando anda, anda bem mais devagar que o pato. Mas o pavão tem algo irresistível - suas penas vistosas e coloridas, que faz qualquer um parar para ver.

O funcionário-pavão tem marketing pessoal. Ele aparece mais do que os outros. Mesmo que não seja tão multifuncional como o funcionário-pato. Quem se sente um pato onde trabalha precisa desenvolver um pouco mais o lado pavão. Mostrar que sabe fazer tão bem quanto os demais. É a autopromoção, que se sustenta em três pilares:

- É preciso que o maior número de pessoas saiba o que eu faço;

- É preciso que as pessoas saibam a importância do que eu faço;

- Quando essas pessoas estiverem convencidas disso, elas vão se encarregar da propaganda boca a boca, espalhando que eu sou bom no que faço.

As grandes marcas de produtos se sustentam nesses três pilares. E os ótimos profissionais também. O único cuidado que se deve tomar é não exagerar na dose do efeito pavão. E se transformar em um funcionário-pavão, que só é bom para fazer cena e nada mais. 


Coleção: "Lições para o sucesso, com Max Gehringer" - Editora Gold - Livro 10


Alertamos que boas idéias, conceitos e palavras só serão válidas e produtivas se houver uma ação que as concretizem em fatos. Uma idéia sem ação não é nada! O profissional atual é mensurado por seus números e muito de sua imagem virá de seus resultados. Resumidamente: Comunicação + Resultados + Marketing Pessoal = SUCESSO.


É através dessas palavras que o BLOG SR. CONSULTOR deseja  a vocês leitores, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Retomaremos os conteúdos do Blog em 07 de Janeiro de 2013.





Nenhum comentário:

Postar um comentário