Existe profissional ideal? A pergunta é direta, mas o
mercado de trabalho e cada empresa têm seu próprio perfil como resposta. E se
na faculdade buscamos e adquirimos conhecimentos técnicos, ferramentas para
exercer nossa profissão, é ao longo de nossa vida e a partir das nossas
experiências profissionais que vamos desenvolver as competências necessárias
para um bom desempenho na carreira que iremos seguir e ao cargo que iremos ou
queremos ocupar.
Como as competências técnicas hoje são niveladas por todos,
são as atitudes que fazem a diferença nas empresas. É verdade que as exigências
do perfil ideal dos profissionais aumentaram muito. Contudo, as empresas não
querem um super profissional e entendem que o perfil muda de acordo com a
complexidade do cargo. Para cada cargo há determinadas competências atribuídas. Mas é claro, de modo geral, existem competências
comportamentais mais valorizadas pelo mercado, e que são essenciais para o
alcance de sucesso profissional.
CONHEÇA A SELEÇÃO DOS 20 PRINCIPAIS PONTOS OBSERVADOS E VALORIZADOS PELO MERCADO DE TRABALHO, O TORNANDO O PROFISSIONAL DE 2013!
1. Profissionais com atitudes empreendedoras, que têm foco em
resultados e sabem agir de forma positiva diante de obstáculos e mudanças de rumos;
2. Pode-se perguntar se estas atitudes são esperadas para todos
os níveis;
3. O que percebemos que de certa forma sim, sendo, no entanto,
em intensidades diferenciadas, ou seja, um técnico ou operador de máquina,
por exemplo, não precisa ter capacidade de decisão e iniciativa extremamente
elaborada;
4. No entanto, espera-se que este tenha habilidade para lidar
com situações inesperadas, tais como: parada de um equipamento, ausência de um
companheiro de trabalho etc. Espera-se que o mesmo tenha iniciativa, capacidade de
resolução de situações críticas, sem ter a necessidade de receber orientações
detalhadas de um supervisor;
5. Isso porque os líderes, hoje, têm grandes equipes e muitas
atividades agregadas à sua função, o que requer de seus liderados, maior independência
e capacidade técnica e comportamental;
6. Já os líderes, passam a ter um desafio maior ainda, muito
além de gerir a sua equipe. Precisam fazer com que os resultados sejam superados, que
sejam implantadas novas formas de realizar as atividades rotineiras, que implementem
novos métodos, que aumentem a produtividade, que economizem recursos e que ainda
mais, tenham a capacidade de estimular a motivação, obter um clima
organizacional adequado e pessoas saudáveis;
7. Hoje a liderança ultrapassa a gestão dos colaboradores
dentro da empresa. Eles têm agora, como responsabilidade mais recente, ajudar a mudar os
hábitos alimentares, de atividade física, dentre outros... Cabe ao líder agora
também, ajudar na diminuição do colesterol, obesidade, tabagismo, sedentarismo...;
8. Capacidade de agir em diversas frentes de trabalho;
9. Ter visão mais abrangente e ser flexível;
10. Aquele que tem vontade de crescer e a curiosidade em
conhecer os diversos setores da empresa;
11. Motivado e com vontade de melhorar;
12. Disposição para continuar estudando e se aperfeiçoando;
13. Profissional que saiba trabalhar em equipe, compartilhando
conhecimentos e principalmente interagindo com outros profissionais da sua
área e de outros setores da empresa;
14. Entender o contexto do país, dos negócios, de sua profissão;
aprenda a não conviver com o negativo das questões;
15. Aquele que demonstra entusiasmo e paixão pelo que faz. Que
trabalha com brilho nos olhos para contagiar as pessoas à sua volta;
16. Aquele que demonstra ter iniciativa. As pessoas mais
valorizadas nas empresas são as que conseguem iniciar e terminar as missões profissionais a
elas confiadas;
17. O profissional que tem foco, uma palavra muito repetida e
pouco entendida. Para as empresas, trata-se da capacidade do empregado em observar a
própria rotina e fazer pequenas propostas de melhoria, como produtividade e redução
de custos;
18. Atento às oportunidades e que aja de acordo com sua
intuição. Aquele que confia nas próprias habilidades e em seu bom senso em vez de se
submeter aos padrões e às práticas estabelecidas por outros;
19. O profissional que procura desafios e tenha comprometimento;
20. Aquele que sabe comunicar-se com clareza. Por isso, é
preciso não perder tempo e se preparar. Fazer cursos, ler livros e praticar bastante. Vale
aproveitar todas as oportunidades para exercitar o uso da palavra diante das
pessoas.
FONTE: Artigo Humaniso - www.humaniso.com.br -
Treinamentos Gestão de Pessoas Sistemas de Qualidade /
ISO 9000 - Danielle Quintanilha Merhi - Diretora Humaniso.
COMPORTAMENTO DO PROFISSIONAL 2013 - VOCÊ S.A
Ao comparar milhões de brasileiros, alguns comportamentos se sobressaem,
indicando que tipo de profissional nós somos. Através deste levantamento, você poderá obter informações importantes sobre o "perfil correto" de profissional que as empresas buscam no mercado atual.
FONTE: Você S.A - Desenvolva sua carreira - Edição 169 -
Capa: Que tipo de profissional você é? - Lucas Rossi - 10/07/2012.
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Fiz 40 dos 50 pontos da avaliação, o que me prejudicou é que eu não tenho Ingles e não tenho Pós-Graduação, significa que eu preciso voltar a estudar este ano.
ResponderExcluirObrigado por disponibilzar esta avaliação.
O site de vocês está muito bacana,realmente estão de Parabens.
Ass: Raphael Cabral