quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MERCADO DE TRABALHO: O NOVO PERFIL PROFISSIONAL QUE AS EMPRESAS BUSCAM


Existe profissional ideal? A pergunta é direta, mas o mercado de trabalho e cada empresa têm seu próprio perfil como resposta. E se na faculdade buscamos e adquirimos conhecimentos técnicos, ferramentas para exercer nossa profissão, é ao longo de nossa vida e a partir das nossas experiências profissionais que vamos desenvolver as competências necessárias para um bom desempenho na carreira que iremos seguir e ao cargo que iremos ou queremos ocupar.


Como as competências técnicas hoje são niveladas por todos, são as atitudes que fazem a diferença nas empresas. É verdade que as exigências do perfil ideal dos profissionais aumentaram muito. Contudo, as empresas não querem um super profissional e entendem que o perfil muda de acordo com a complexidade do cargo. Para cada cargo há determinadas competências atribuídas. Mas é claro, de modo geral, existem competências comportamentais mais valorizadas pelo mercado, e que são essenciais para o alcance de sucesso profissional.





CONHEÇA A SELEÇÃO DOS 20 PRINCIPAIS PONTOS OBSERVADOS E VALORIZADOS PELO MERCADO DE TRABALHO, O TORNANDO O PROFISSIONAL DE 2013!


1. Profissionais com atitudes empreendedoras, que têm foco em resultados e sabem agir de forma positiva diante de obstáculos e mudanças de rumos;


2. Pode-se perguntar se estas atitudes são esperadas para todos os níveis;


3. O que percebemos que de certa forma sim, sendo, no entanto, em intensidades diferenciadas, ou seja, um técnico ou operador de máquina, por exemplo, não precisa ter capacidade de decisão e iniciativa extremamente elaborada;


4. No entanto, espera-se que este tenha habilidade para lidar com situações inesperadas, tais como: parada de um equipamento, ausência de um companheiro de trabalho etc. Espera-se que o mesmo tenha iniciativa, capacidade de resolução de situações críticas, sem ter a necessidade de receber orientações detalhadas de um supervisor;


5. Isso porque os líderes, hoje, têm grandes equipes e muitas atividades agregadas à sua função, o que requer de seus liderados, maior independência e capacidade técnica e comportamental;


6. Já os líderes, passam a ter um desafio maior ainda, muito além de gerir a sua equipe. Precisam fazer com que os resultados sejam superados, que sejam implantadas novas formas de realizar as atividades rotineiras, que implementem novos métodos, que aumentem a produtividade, que economizem recursos e que ainda mais, tenham a capacidade de estimular a motivação, obter um clima organizacional adequado e pessoas saudáveis;


7. Hoje a liderança ultrapassa a gestão dos colaboradores dentro da empresa. Eles têm agora, como responsabilidade mais recente, ajudar a mudar os hábitos alimentares, de atividade física, dentre outros... Cabe ao líder agora também, ajudar na diminuição do colesterol, obesidade, tabagismo, sedentarismo...;


8. Capacidade de agir em diversas frentes de trabalho;


9. Ter visão mais abrangente e ser flexível;


10. Aquele que tem vontade de crescer e a curiosidade em conhecer os diversos setores da empresa;


11. Motivado e com vontade de melhorar;


12. Disposição para continuar estudando e se aperfeiçoando;


13. Profissional que saiba trabalhar em equipe, compartilhando conhecimentos e principalmente interagindo com outros profissionais da sua área e de outros setores da empresa;


14. Entender o contexto do país, dos negócios, de sua profissão; aprenda a não conviver com o negativo das questões;


15. Aquele que demonstra entusiasmo e paixão pelo que faz. Que trabalha com brilho nos olhos para contagiar as pessoas à sua volta;


16. Aquele que demonstra ter iniciativa. As pessoas mais valorizadas nas empresas são as que conseguem iniciar e terminar as missões profissionais a elas confiadas;


17. O profissional que tem foco, uma palavra muito repetida e pouco entendida. Para as empresas, trata-se da capacidade do empregado em observar a própria rotina e fazer pequenas propostas de melhoria, como produtividade e redução de custos;


18. Atento às oportunidades e que aja de acordo com sua intuição. Aquele que confia nas próprias habilidades e em seu bom senso em vez de se submeter aos padrões e às práticas estabelecidas por outros;


19. O profissional que procura desafios e tenha comprometimento;


20. Aquele que sabe comunicar-se com clareza. Por isso, é preciso não perder tempo e se preparar. Fazer cursos, ler livros e praticar bastante. Vale aproveitar todas as oportunidades para exercitar o uso da palavra diante das pessoas.


FONTE: Artigo Humaniso - www.humaniso.com.br - 
Treinamentos Gestão de Pessoas Sistemas de Qualidade / 
ISO 9000 - Danielle Quintanilha Merhi - Diretora Humaniso.



COMPORTAMENTO DO PROFISSIONAL 2013 - VOCÊ S.A


Ao comparar milhões de brasileiros, alguns comportamentos se sobressaem, indicando que tipo de profissional nós somos. Através deste levantamento, você poderá obter informações importantes sobre o "perfil correto" de profissional que as empresas buscam no mercado atual. 




FONTE: Você S.A - Desenvolva sua carreira - Edição 169 - 
Capa:  Que tipo de profissional você é? - Lucas Rossi - 10/07/2012.



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Um comentário:

  1. Fiz 40 dos 50 pontos da avaliação, o que me prejudicou é que eu não tenho Ingles e não tenho Pós-Graduação, significa que eu preciso voltar a estudar este ano.
    Obrigado por disponibilzar esta avaliação.
    O site de vocês está muito bacana,realmente estão de Parabens.
    Ass: Raphael Cabral

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