quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

QUER SER UM PROFISSIONAL FELIZ? SAIBA COMO CONSEGUIR ALCANÇAR ESTE OBJETIVO!




Em meio a milhões de informações que nos rodeiam a cada dia, informações verdadeiras, falsas, boatos, conselhos, críticas, elogios, comentários diversos vindo de familiares, de amigos, colegas de trabalho ou sociedade, vivemos numa constante enxurrada de informações. A cada dia se faz mais necessário que tenhamos um “filtro” psicológico para que saibamos delinear nossas atitudes apoiados no que realmente nos importa de informações.


Se tratando de mundo corporativo, muito se fala sobre o que é certo, errado, o que deve ser feito em uma determinada situação, o que deve ser evitado mas o que todos nós sabemos e custamos a acreditar é que  nem sempre o que se fala ou se espera é o que ocorre na realidade.


O Post dessa semana apresenta um resumo do que se deve levar como lição para a carreira, verdades, algumas fortes sobre o mundo corporativo. A realidade dói mas deve ser encarada. Chega de viver em um conto de fantasias. Abra os olhos para as “malícias” do mundo profissional e turbine sua carreira”, Culturas e verdades que ninguém nunca informou a você.





VERDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA SER UM PROFISSIONAL FELIZ


1. NÃO CONFIE NEM EM SUA SOMBRA;

A natureza nos fez com duas orelhas e uma boca, como afirma um dito popular para ouvirmos mais e falarmos menos. Em um ambiente corporativo, principalmente quando pouco se conhece das pessoas e cultura local, não podemos nos abrir nem confiar a alguém nossos pensamentos e desejos. Muitas vezes a pessoa em que confiamos pode encarar tudo de uma maneira “rival” e se sentir ameaçada a perda de um cargo ou status que possui. Ser comunicativo é um atributo positivo porém quanto mais discretas e coesas forem as palavras no que se refere ao ambiente profissional, melhor você estará posicionado.


2. RESPEITO AO SUPERIOR É A ORDEM DO DIA;

Ganhar espaço, pleitear algo ou pedir promoção no grito não é a maneira mais correta em se obter êxito profissional. Em um cenário onde as empresas que mais prosperam são as que mais delineiam sua hierarquia, respeitar as regras impostas por seus superiores é o primeiro passo para se tornar um profissional reconhecido . Independente de qual área de atuação estejamos falando, “bater de frente” com seus gerentes ou líderes pode ser uma péssima escolha. Não podemos perder o controle, afinal gentileza e prestatividade tem limites. O profissional muito “bonzinho” tende a ser taxado com adjetivos negativos. Equilíbrio é tudo.


3. O COMBINADO NÃO SAI CARO. CADA DIA MAIS SER PONTUAL 
É UMA OBRIGAÇÃO!;

Por mais que não explicitem, as pessoas em geral não gostam de atrasos. Claro que por vivermos em um mundo que a cada dia menos oferece “brechas”,  vivermos um cotidiano recheado de compromissos, estamos sujeitos a atrasos. O problema é que estes atrasos em geral, no mundo corporativo principalmente, tendem a gerar resultados muito negativos. A pontualidade é um dos pontos mais valorizados pelos gestores pois ela impacta diretamente na assertividade de ações e no desempenho final de uma tarefa. Procure SEMPRE se planejar e fazer o bom uso da velha e amiga agenda. O mundo atual não permite atrasos.


4. NADA É IMPOSSÍVEL. NEGOCIANDO TUDO ACABA BEM;

Certamente o seu dia é repleto de muitos “sim” e também de outros muitos  “não”.  Saber lidar com a rejeição é qualidade necessária para sobrevivermos profissionalmente.  Reinvente-se! Toda negativa carrega consigo uma oportunidade de nova negociação. Muitas vezes ceder em determinado ponto a fim de conseguir um benefício desejado é o caminho mais curto para as conquistas.  Ouvir seus pares, ser intuitivo e analisar o cenário de maneira sistêmica pode alimentar sua mente de modo que novas oportunidades sejam apresentadas a você. O mundo corporativo  pode ser definido como um cenário em que diversas partes tem planos, estratégias e necessidades distintas mas que são direcionadas para um mesmo ideal, o lucro. Nem sempre o lucro é restritamente ligado a valores em moeda, podemos ter lucro ao construir uma imagem pessoal e corporativa diferenciada , ao “vender” uma idéia que lhe beneficie posteriormente. O mundo é dos negociadores. Desenvolva esta habilidade e se destaque.


5. NÃO DIGA “SIM” A TUDO.  APRENDA A DIZER “NÃO” DE UM MODO LEVE E QUE NÃO PREJUDIQUE SUAS AMBIÇÕES PROFISSIONAIS E PESSOAIS. LIVRE-SE DE ENRASCADAS!;

Na ânsia de agradarmos nossos colegas de trabalho, muitas vezes dizemos “sim” para coisas que não podemos nos comprometer.  Saber dizer não é importante para que não nos prejudiquemos ao assumir um fardo que não temos condições de levantar, a uma tarefa que não temos condições de cumprir e a compromissos que não é possível honrarmos. Quando o pedido é feito por superiores ou pessoas que nós dependemos rotineiramente, o “não” se torna ainda mais difícil. Saber dar a negativa deixando claro que não se trata de algo pessoal e sim algo lógico e pensado, lhe dará não só o respeito de quem o ouviu como ajudará a construir uma imagem coerente de um profissional que sabe que toda ação gera uma reação e que uma atitude impensada, um risco assumido desnecessariamente pode por todo um processo em risco.


Na semana que vem continuaremos nesta abordagem, afinal de contas, quem ainda não se adaptou a este novo cenário tem que buscar se integrar a esta nova realidade e quem já acha que está preparado, deve se renovar. O Mundo se transforma em questão de segundos, e apenas quem consegue o acompanhar irá saborear o gosto da vitória.


VÍDEO: 

Você quer ter sucesso profissional e/ou ser feliz?






PARE! OUÇA O MUNDO, VEJA O QUE PASSA AO SEU REDOR E SEJA 
MAIS FELIZ E ASSERTIVO NO SEU TRABALHO!


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CONHEÇA OS 7 PECADOS CAPITAIS COMETIDOS PELOS PROFISSIONAIS


Em um ambiente concorrido e exigente como é o mercado profissional, existe pouco espaço para os erros. Nós estamos sujeitos a errar, porém, a gestão de uma ação mal sucedida e/ou escolha errada, é o que irá definir se estamos ou não maduros para lidarmos com muitas situações cotidianas.  


A velha máxima de que ninguém é perfeito, de fato, também se aplica a um ambiente corporativo porém ser assertivo e eficiente deixou de ser diferencial e se tornou qualidade fundamental para se atuar em qualquer área e segmento imaginável.


Nosso post de hoje apresenta a vocês, o caminho para se preparar de uma maneira que o torne resistente a estes pecados e erros que certamente são os grandes inimigos dos profissionais modernos.  Mesmo com talento e qualidades a serem "garimpadas", os profissionais podem esbarrar nestes pontos, desperdiçando grande possibilidade de construir uma carreira sólida e de sucesso.




OS 7 PECADOS CAPITAIS COMETIDOS NO AMBIENTE CORPORATIVO



Fonte: Revista Você S/A - 
Edição 173 - Novembro de 2012 - 
Fabiana Corrêa e Jeniffer Gonzalez.

1. GULA


Para falarmos sobre o pecado "gula", não necessariamente precisamos mencionar o excesso de alimentação. No ambiente corporativo a gula está diretamente ligada àqueles profissionais que para obter uma melhor imagem com os seus chefes, realizam funções que não são de sua responsabilidade, "abraçando o mundo", e não cumprindo com as suas reais obrigações. 


Não estamos nos referindo ao fato de você ter excesso de obrigações, porque sabemos que o ambiente corporativo atual é marcado por isso, mas sim, ao profissional que deseja "engolir" os seus colegas de trabalho, não deixando espaço para que as outras pessoas possam também aparecer.




2. INVEJA


O profissional deve ter em seu DNA o espírito competitivo. Deve ser ambicioso, mas com dosagem que não o torne ganancioso e invejoso. Crescer a qualquer custo, por interesses pessoais à frente de valores éticos e morais é verdadeiramente um "tiro no pé". Felizmente a grande maioria das empresas não compartilham desta cultura maléfica e os profissionais que cometem este pecado, tendem a ser rejeitados por seus pares e colegas de trabalho.


O sol nasceu para todos e o resultado entre a mistura de um trabalho bem feito e a paciência é o sucesso! Podemos conquistar muitas coisas com nossos méritos sem prejudicarmos ninguém.




3. SOBERBA


Tenha em mente: Em um ambiente corporativo você não é, você está! Você não "é" bom, você pode "estar" bom. Seu status depende diretamente de números, resultados e outros diversos fatores que geralmente não são de seu total controle. Ter autoestima é saudável e necessário para alimentar os seus sonhos e nortear seus passos rumo a um objetivo. Porém o excesso de confiança é uma ameaça real a qualquer carreira já que "oculta" os perigos existentes em uma ação e nos coloca em um cenário corporativo muito diferente do real.


Temos que sempre trabalhar com a possibilidade do erro. Saber lidar com a adversidade e gerir uma ação mal sucedida são pontos fundamentais para a manutenção de um Planejamento Corporativo. Outra característica do profissional "soberbo" é julgar que ninguém é melhor do que ele, e que não há nada mais que ele possa aprender. O conhecimento é mutável, sendo assim, a cada segundo tudo pode mudar, e o sucesso é apenas para aqueles que possuem capacidade de acompanhar as mudanças em sua velocidade.



4. IRA


O pecado Ira está ligado aos profissionais "reclamões", aos chefes "ditadores", falta de disciplina e respeito com os seus colegas de trabalho. Quem não conheçe um colega que fala mal de todas pessoas, reclama de tudo a respeito do serviço, e que causa intrigas e discussões desnecessárias? E aquele chefe que não fala, grita? Se disponibilizassemos um contador, tenho certeza que os números seriam expressivos. 

A raiva é completamente prejudicial ao profissional que deseja obter êxito em seu trabalho. Levantar a voz, gritar, "xingar", agredir alguém, faz com que a pessoa perca completamente a sua razão, e com que ela coloque em risco todo o seu trabalho. É necessário manter sempre o autocontrole para evitar esses tipos de situações constrangedoras.


5. PREGUIÇA


Uma boa idéia sem uma ação que a torne concreta, perde totalmente o seu valor. O profissional deve ter estabelecido em sua agenda o período de sono, pausa em suas atividades e do ócio (por opção ou por imposição). Não podemos esperar que as coisas aconteçam se não criarmos um cenário propício a isso.


A preguiça está diretamente ligada à falta de motivação e como citamos em outros posts, a motivação pode ser desenvolvida estabelecendo pontos que nos satisfaçam e nos tragam felicidade. Todos nós temos objetivos metas e sonhos e o poder de nos manter motivados é um diferencial dos mais valorizados pelo mercado, por possibilitar que simples planos se transformem em realidades e resultados. 




6. LUXÚRIA


Sabe aquele profissional que deixa a sua imagem sobressair ao seu conteúdo? Este é o colaborador que comete o pecado da luxúria. Não adianta usar roupas de "grifes" internacionais, possuir o melhor carro, sem estar realmente qualificado. É muito importante que a imagem esteja alinhada com a competência do profissional. 

Muitas vezes encontramos funcionários que parecem ser mais chefes do que os tais. Devemos ressaltar que a imagem é importante e faz parte de seu marketing pessoal, por este motivo que as empresas classificam e recompensam as pessoas também por seus atributos intelectuais. 



7. AVAREZA


O profissional avarento tem conhecimento, é experiente, rico em conteúdo, porém, não compartilha com os demais colegas de trabalho, por medo de perder espaço e até mesmo o cargo para a "concorrência". É um colaborador de difícil convívio e que não agrega ao coletivo. 

O egoísmo é uma característica do avarento. Este tipo de profissional não é o mais indicado para assumir cargos gerenciais, já que teria dificuldades em delegar tarefas. O "avarento" além de ser problemático dentro do ambiente corporativo tende a ser uma pessoa pessimista e dissimulada.






A CULPA É TODA SUA. SAIBA ASSUMIR OS SEUS ATOS!


Confesse: quantas vezes você já atribuiu suas responsabilidades aos outros para se livrar da culpa e da angústia que elas trazem? Saiba que assumir de vez seus atos e escolhas pode ser libertador!


Ficar adulto é se tornar responsável pelas decisões que tomamos, pelas escolhas que fazemos e pelos atos que praticamos. É quase como largar o casulo, deixar de lado a ingenuidade infantil e a inconsequência juvenil para tomarmos, de uma vez por todas, as rédeas da nossa vida. 


Claro que seria mais fácil ter alguém para ir lá na frente e assumir por nós as responsabilidades que deveriam ser nossas. Mas não dá para passar a vida toda transferindo nossas responsabilidades aos outros. Assumir nossos atos, medos e tropeços pode nos transformar em pessoas melhores.


Em um ambiente corporativo encontramos com frequência, aqueles profissionais que "vivem na sombra" dos outros. Esta atitude traz a essa pessoa uma segurança, que futuramente será a responsável por inúmeras noites mal dormidas. Não é para sempre que você conseguirá se sustentar as custas de uma outra pessoa, pois certamente, esta pessoa que sabe assumir os seus atos e erros, terá uma oportunidade de crescimento maior que a sua. 


É de extrema importância que você assuma os seus erros. Como diz o velho ditado popular "Errar é humano", e serão com esses erros que você conseguirá crescer como pessoa e como profissional. Ser honesto lhe dará credibilidade com o seu chefe, e fará com que ele perceba o quanto está preparado para assumir um cargo melhor.


Fonte: Revista Vida Simples - 
Edição 103 - Março de 2011 - Rafael Tonon.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

MERCADO DE TRABALHO: O NOVO PERFIL PROFISSIONAL QUE AS EMPRESAS BUSCAM


Existe profissional ideal? A pergunta é direta, mas o mercado de trabalho e cada empresa têm seu próprio perfil como resposta. E se na faculdade buscamos e adquirimos conhecimentos técnicos, ferramentas para exercer nossa profissão, é ao longo de nossa vida e a partir das nossas experiências profissionais que vamos desenvolver as competências necessárias para um bom desempenho na carreira que iremos seguir e ao cargo que iremos ou queremos ocupar.


Como as competências técnicas hoje são niveladas por todos, são as atitudes que fazem a diferença nas empresas. É verdade que as exigências do perfil ideal dos profissionais aumentaram muito. Contudo, as empresas não querem um super profissional e entendem que o perfil muda de acordo com a complexidade do cargo. Para cada cargo há determinadas competências atribuídas. Mas é claro, de modo geral, existem competências comportamentais mais valorizadas pelo mercado, e que são essenciais para o alcance de sucesso profissional.





CONHEÇA A SELEÇÃO DOS 20 PRINCIPAIS PONTOS OBSERVADOS E VALORIZADOS PELO MERCADO DE TRABALHO, O TORNANDO O PROFISSIONAL DE 2013!


1. Profissionais com atitudes empreendedoras, que têm foco em resultados e sabem agir de forma positiva diante de obstáculos e mudanças de rumos;


2. Pode-se perguntar se estas atitudes são esperadas para todos os níveis;


3. O que percebemos que de certa forma sim, sendo, no entanto, em intensidades diferenciadas, ou seja, um técnico ou operador de máquina, por exemplo, não precisa ter capacidade de decisão e iniciativa extremamente elaborada;


4. No entanto, espera-se que este tenha habilidade para lidar com situações inesperadas, tais como: parada de um equipamento, ausência de um companheiro de trabalho etc. Espera-se que o mesmo tenha iniciativa, capacidade de resolução de situações críticas, sem ter a necessidade de receber orientações detalhadas de um supervisor;


5. Isso porque os líderes, hoje, têm grandes equipes e muitas atividades agregadas à sua função, o que requer de seus liderados, maior independência e capacidade técnica e comportamental;


6. Já os líderes, passam a ter um desafio maior ainda, muito além de gerir a sua equipe. Precisam fazer com que os resultados sejam superados, que sejam implantadas novas formas de realizar as atividades rotineiras, que implementem novos métodos, que aumentem a produtividade, que economizem recursos e que ainda mais, tenham a capacidade de estimular a motivação, obter um clima organizacional adequado e pessoas saudáveis;


7. Hoje a liderança ultrapassa a gestão dos colaboradores dentro da empresa. Eles têm agora, como responsabilidade mais recente, ajudar a mudar os hábitos alimentares, de atividade física, dentre outros... Cabe ao líder agora também, ajudar na diminuição do colesterol, obesidade, tabagismo, sedentarismo...;


8. Capacidade de agir em diversas frentes de trabalho;


9. Ter visão mais abrangente e ser flexível;


10. Aquele que tem vontade de crescer e a curiosidade em conhecer os diversos setores da empresa;


11. Motivado e com vontade de melhorar;


12. Disposição para continuar estudando e se aperfeiçoando;


13. Profissional que saiba trabalhar em equipe, compartilhando conhecimentos e principalmente interagindo com outros profissionais da sua área e de outros setores da empresa;


14. Entender o contexto do país, dos negócios, de sua profissão; aprenda a não conviver com o negativo das questões;


15. Aquele que demonstra entusiasmo e paixão pelo que faz. Que trabalha com brilho nos olhos para contagiar as pessoas à sua volta;


16. Aquele que demonstra ter iniciativa. As pessoas mais valorizadas nas empresas são as que conseguem iniciar e terminar as missões profissionais a elas confiadas;


17. O profissional que tem foco, uma palavra muito repetida e pouco entendida. Para as empresas, trata-se da capacidade do empregado em observar a própria rotina e fazer pequenas propostas de melhoria, como produtividade e redução de custos;


18. Atento às oportunidades e que aja de acordo com sua intuição. Aquele que confia nas próprias habilidades e em seu bom senso em vez de se submeter aos padrões e às práticas estabelecidas por outros;


19. O profissional que procura desafios e tenha comprometimento;


20. Aquele que sabe comunicar-se com clareza. Por isso, é preciso não perder tempo e se preparar. Fazer cursos, ler livros e praticar bastante. Vale aproveitar todas as oportunidades para exercitar o uso da palavra diante das pessoas.


FONTE: Artigo Humaniso - www.humaniso.com.br - 
Treinamentos Gestão de Pessoas Sistemas de Qualidade / 
ISO 9000 - Danielle Quintanilha Merhi - Diretora Humaniso.



COMPORTAMENTO DO PROFISSIONAL 2013 - VOCÊ S.A


Ao comparar milhões de brasileiros, alguns comportamentos se sobressaem, indicando que tipo de profissional nós somos. Através deste levantamento, você poderá obter informações importantes sobre o "perfil correto" de profissional que as empresas buscam no mercado atual. 




FONTE: Você S.A - Desenvolva sua carreira - Edição 169 - 
Capa:  Que tipo de profissional você é? - Lucas Rossi - 10/07/2012.



VOCÊ SERÁ UM PROFISSIONAL DISPUTADO PELAS EMPRESAS EM 2013?
REALIZE AGORA O TESTE DA REVISTA EXAME. CLIQUE AQUI!