quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

QUER SER UM PROFISSIONAL FELIZ? SAIBA COMO CONSEGUIR ALCANÇAR ESTE OBJETIVO!




Em meio a milhões de informações que nos rodeiam a cada dia, informações verdadeiras, falsas, boatos, conselhos, críticas, elogios, comentários diversos vindo de familiares, de amigos, colegas de trabalho ou sociedade, vivemos numa constante enxurrada de informações. A cada dia se faz mais necessário que tenhamos um “filtro” psicológico para que saibamos delinear nossas atitudes apoiados no que realmente nos importa de informações.


Se tratando de mundo corporativo, muito se fala sobre o que é certo, errado, o que deve ser feito em uma determinada situação, o que deve ser evitado mas o que todos nós sabemos e custamos a acreditar é que  nem sempre o que se fala ou se espera é o que ocorre na realidade.


O Post dessa semana apresenta um resumo do que se deve levar como lição para a carreira, verdades, algumas fortes sobre o mundo corporativo. A realidade dói mas deve ser encarada. Chega de viver em um conto de fantasias. Abra os olhos para as “malícias” do mundo profissional e turbine sua carreira”, Culturas e verdades que ninguém nunca informou a você.





VERDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA SER UM PROFISSIONAL FELIZ


1. NÃO CONFIE NEM EM SUA SOMBRA;

A natureza nos fez com duas orelhas e uma boca, como afirma um dito popular para ouvirmos mais e falarmos menos. Em um ambiente corporativo, principalmente quando pouco se conhece das pessoas e cultura local, não podemos nos abrir nem confiar a alguém nossos pensamentos e desejos. Muitas vezes a pessoa em que confiamos pode encarar tudo de uma maneira “rival” e se sentir ameaçada a perda de um cargo ou status que possui. Ser comunicativo é um atributo positivo porém quanto mais discretas e coesas forem as palavras no que se refere ao ambiente profissional, melhor você estará posicionado.


2. RESPEITO AO SUPERIOR É A ORDEM DO DIA;

Ganhar espaço, pleitear algo ou pedir promoção no grito não é a maneira mais correta em se obter êxito profissional. Em um cenário onde as empresas que mais prosperam são as que mais delineiam sua hierarquia, respeitar as regras impostas por seus superiores é o primeiro passo para se tornar um profissional reconhecido . Independente de qual área de atuação estejamos falando, “bater de frente” com seus gerentes ou líderes pode ser uma péssima escolha. Não podemos perder o controle, afinal gentileza e prestatividade tem limites. O profissional muito “bonzinho” tende a ser taxado com adjetivos negativos. Equilíbrio é tudo.


3. O COMBINADO NÃO SAI CARO. CADA DIA MAIS SER PONTUAL 
É UMA OBRIGAÇÃO!;

Por mais que não explicitem, as pessoas em geral não gostam de atrasos. Claro que por vivermos em um mundo que a cada dia menos oferece “brechas”,  vivermos um cotidiano recheado de compromissos, estamos sujeitos a atrasos. O problema é que estes atrasos em geral, no mundo corporativo principalmente, tendem a gerar resultados muito negativos. A pontualidade é um dos pontos mais valorizados pelos gestores pois ela impacta diretamente na assertividade de ações e no desempenho final de uma tarefa. Procure SEMPRE se planejar e fazer o bom uso da velha e amiga agenda. O mundo atual não permite atrasos.


4. NADA É IMPOSSÍVEL. NEGOCIANDO TUDO ACABA BEM;

Certamente o seu dia é repleto de muitos “sim” e também de outros muitos  “não”.  Saber lidar com a rejeição é qualidade necessária para sobrevivermos profissionalmente.  Reinvente-se! Toda negativa carrega consigo uma oportunidade de nova negociação. Muitas vezes ceder em determinado ponto a fim de conseguir um benefício desejado é o caminho mais curto para as conquistas.  Ouvir seus pares, ser intuitivo e analisar o cenário de maneira sistêmica pode alimentar sua mente de modo que novas oportunidades sejam apresentadas a você. O mundo corporativo  pode ser definido como um cenário em que diversas partes tem planos, estratégias e necessidades distintas mas que são direcionadas para um mesmo ideal, o lucro. Nem sempre o lucro é restritamente ligado a valores em moeda, podemos ter lucro ao construir uma imagem pessoal e corporativa diferenciada , ao “vender” uma idéia que lhe beneficie posteriormente. O mundo é dos negociadores. Desenvolva esta habilidade e se destaque.


5. NÃO DIGA “SIM” A TUDO.  APRENDA A DIZER “NÃO” DE UM MODO LEVE E QUE NÃO PREJUDIQUE SUAS AMBIÇÕES PROFISSIONAIS E PESSOAIS. LIVRE-SE DE ENRASCADAS!;

Na ânsia de agradarmos nossos colegas de trabalho, muitas vezes dizemos “sim” para coisas que não podemos nos comprometer.  Saber dizer não é importante para que não nos prejudiquemos ao assumir um fardo que não temos condições de levantar, a uma tarefa que não temos condições de cumprir e a compromissos que não é possível honrarmos. Quando o pedido é feito por superiores ou pessoas que nós dependemos rotineiramente, o “não” se torna ainda mais difícil. Saber dar a negativa deixando claro que não se trata de algo pessoal e sim algo lógico e pensado, lhe dará não só o respeito de quem o ouviu como ajudará a construir uma imagem coerente de um profissional que sabe que toda ação gera uma reação e que uma atitude impensada, um risco assumido desnecessariamente pode por todo um processo em risco.


Na semana que vem continuaremos nesta abordagem, afinal de contas, quem ainda não se adaptou a este novo cenário tem que buscar se integrar a esta nova realidade e quem já acha que está preparado, deve se renovar. O Mundo se transforma em questão de segundos, e apenas quem consegue o acompanhar irá saborear o gosto da vitória.


VÍDEO: 

Você quer ter sucesso profissional e/ou ser feliz?






PARE! OUÇA O MUNDO, VEJA O QUE PASSA AO SEU REDOR E SEJA 
MAIS FELIZ E ASSERTIVO NO SEU TRABALHO!


2 comentários:

  1. Achei muito interessante o tema abordado, devemos estar atentos sempre, a tudo que nos cercam.

    Abraço !

    Jefferson,

    ResponderExcluir