Em nossas vidas e carreiras, em muitos momentos nos deparamos com situações embaraçosas e muitas vezes decepcionantes, onde somos ameaçados por pessoas e fatores que até então não haviam despertado riscos à nós. Mas afinal? Qual o motivo dessa atitude maldosa ser tão frequente em nossos convívios?
Na vida, poderíamos citar dezenas, centenas de fatores, mas como nosso foco é no âmbito profissional, podemos generalizar que a tentativa de um puxão no tapete, é simplesmente pelo fato de muitos buscarem uma oportunidade, um status utilizando de artifícios não coerentes e éticos.
ARMAÇÕES? TRAPAÇAS? COMPLÔS OU SABOTAGENS? QUAIS OS MÉTODOS MAIS FREQUENTES DO JOGO-SUJO EXECUTADO PELOS MAUS PROFISSIONAIS?
O Ambiente de trabalho nem sempre é um mar de rosas, afinal, existe ali, uma disputa por espaço que pode elevar o patamar não só profissional como pessoal, e o ser humano, como citamos em outras postagens anteriores, tem a essência competitiva, mas que se exagerada passa a ser gananciosa, prejudicando as rotinas de demais pessoas. A concorrência leal existe e é possível, mas por qual motivo, existe tantos artifícios maldosos nesta disputa?
Muitas pessoas enxergam nesta escolha, o mais rápido caminho de acesso ao sucesso profissional, e a criatividade do mal pode ir muito além do que imaginamos. Como geralmente a vítima e o vilão da história frequentam o mesmo ambiente, muitas informações são compartilhadas e isso facilita a estruturação de um plano maldoso eficiente. É impossível prevermos uma situação armada mas podemos captar sinais de que algo estranho ronda nosso ambiente. Aquele velho ditado popular que diz que onde há fumaça, há fogo, se encaixa perfeitamente neste cenário.Se atente para movimentações estranhas e fora do comum de seus "colegas" de trabalho. Nada melhor que a intuição e atenção para nos ajudar a tomarmos devidos cuidados que nos manterão seguros.
DICA DO SR. CONSULTOR:
Fuja de fofocas, "rodinhas" e todo e qualquer comportamento que possa induzi-lo a
tomar atitudes negativas no ambiente de trabalho. Pense que você é um filtro, e certamente
tudo que deseja de mal à alguém passa por você antes de alcançar o seu alvo.
Pratique o bem pois será sempre o beneficiado. O Melhor "marketing" é o trabalho.
PREVINA-SE DO JOGO-SUJO. DICAS PRÁTICAS PARA MINIMIZARMOS AS CHANCES DE CAIRMOS EM ARMADILHAS:
FORTALEÇA SUA PRESENÇA:
- Relacione-se bem com área e departamentos diferentes do que atua.
- Creia e aja sobre a máxima de que o trabalho conta muito. O Marketing é útil se o produto é bom.
- Seja um profissional de "equipe". Ser participativo cria um ambiente mais "amigo".
- Seja ponderado em suas palavras. Medir o tom e teor do que dizemos ajuda a manter as relações saudáveis. use o freio que o bom-senso lhe concede e evite desgastes.
- Pare, pense e planeje todo e qualquer ato. Pensar num todo, ouvir e analisar sistêmicamente um cenário onde tomará alguma decisão, contribui para que seja assertivo, ganhando confiança e crédito de seus pares.
ATENTE-SE PARA OS SINAIS DE QUE HÁ ALGO ERRADO NO AR.
- Analise se não é mais convocado para reuniões profissionais ou até pessoais em que de costume, era presente em outros momentos. Isso pode caracterizar que já já algo por trás cujo você pode ser o foco da ira de alguém.
- Quem faz com outra pessoa pode fazer com você. Evite se aproximar e confiar em quem tem comportamento que condene com pessoas que trabalham contigo. Certamente o seu grau de vínculo com ele não é tão estreito a ponto do profissional maldoso te poupar de seu "veneno". Se ele faz com outras pessoas, pode fazer com você.
- O inimigo mora ao lado! Ter o pé atrás, principalmente quando se começa uma relação profissional, é um grande método de nos precavermos de armadilhas. Muitas vezes, quem mais o "foca" no dia-a-dia, se aproxima com o intuito de colher informações que voltem contra você mesmo e não agregará nada em sua rotina e carreira.
JÁ É TARDE DEMAIS! COMO ME RECUPERAR DE UMA 'RASTEIRA PROFISSIONAL"?
Sacuda a poeira e siga sua caminhada. Os erros nos ensinam e muito! Não sinta-se vítima do mundo o a pior pessoa e profissional. Muitos já passaram e passarão por isso. Ser resiliente, ou ter poder de recuperação e adaptação à um novo cenário, é fundamental para que sua "maratona" da carreira não seja interrompida por um tropeço. Passado é passado e o futuro é o que interessa. Remoer e se apegar às mágoas o privará de viver momentos excepcionais, cujos as experiência adquiridas na adversidade serão suas principais aliadas. A tão falada rede de contatos, que tanto enfatizamos em outros posts, será fundamental nesta nova etapa de sua vida.
Uma excelente semana à todos! Siga nossos posts anteriores e mantenha-se atualizado sobre tudo que interessa sobre carreira e mercado de trabalho. Sr.Consultor: Conteúdo que constrói talentos.