sexta-feira, 19 de abril de 2013

O "CEO" É O LIMITE! FAÇA MAIS QUE O ESPERADO E TENHA O MUNDO A SEUS PÉS! PARTE I

Onde você quer chegar? Como chegar, qual estratégia e caminho adotar nesta busca incessante pelo "topo"? Usamos o trocadilho do termo "CEO" que designa a mais alta hierarquia de um profissional em uma organização ao CÉU presente sempre em nossos dias por serem, ambos, símbolos de plenitude e status. Chegar ao "CEO" quando falamos de carreira, literalmente é chegar ao CÉU. 


Por mais que se negue, todos têm, em algum nível, a "necessidade" da ascensão. Todos nós, quando levantamos e partimos para um dia de trabalho, almejamos alcançar um patamar maior do que o atual. Mas entre o desejar e o realizar há um grande abismo. O que você faz para que seus planos se concretizem?


PISE COM CUIDADO NOS TERRENOS QUE NÃO CONHECE. UMA QUEDA PODE ATRASAR SEUS PROJETOS DE VIDA!

Dar passos certos nos momentos certos. Na teoria é simples e fácil achar o caminho das pedras. E na realidade, é assim? Esse nosso post de hoje citará muitas afirmativas que publicamos em materiais anteriores, uma prova de que tudo que envolve carreira e desenvolvimento pessoal, de certa forma tem como objetivo final o sucesso e o topo.

Construir bons relacionamentos, adquirir experiências de maneira contínua e diversificada (pensar e agir fora da caixinha), planejar etapa por etapa sua carreira e se expor de forma clara e marcante à seus superiores, é um passo inicial. Planejar diminui em grande percentual a chance do erro, e abrevia os caminhos para as conquistas.


APOSTAR NA SORTE OU NO ENRIQUECIMENTO PESSOAL? FOQUE NO QUE CERTAMENTE LHE TRARÁ RETORNO

Em determinada etapa da carreira, outras qualidades se desenvolverão automaticamente e novas atividades serão agregadas naturalmente à rotina de todos nós. Liderança? Quando e porque devemos nos tornar líderes:? Observe e analise: se tornar um  bom líder requer uma bagagem, que é composta entre outras coisas por os adjetivos e competências citadas acima, e assim é montada uma estrutura profissional que é montada a cada promoção e preenchida a cada etapa cumprida em sua carreira. Como já afirmamos em postas anteriores, tudo que vivemos deve ter um sentimento base chamado dedicação. Sem ele tudo o mais se perde. Ele é o alicerce para que se construa uma carreira sólida e de sucesso.

Aquela velha história de estar no lugar certo na hora certa é como uma loteria. Não deixe seu futuro nas mãos da sorte. Uma vez que sua capacidade é o bastante para assumir novos e superiores desafios, naturalmente você sempre será a pessoa certa e a hora certa quem definirá é você mesmo!



DICA DO SR CONSULTOR:
Prometa apenas o que é de total controle seu. Prometa o que pode cumprir. O mundo
corporativo  e as grandes organizações já não toleram mais esse tipo de deslize. 
Pode comprometer todo um plano de negócio e custar o seu emprego!


7 ATITUDES IMPORTANTES PARA SEU DESENVOLVIMENTO RUMO AO TOPO

1- NÃO SEJA UM MONO-TAREFA.
O mercado e o mundo esperam que seja um profissional e uma pessoa desenvolta, flexível e adaptável. Ser útil em mais que uma atividade de origem é um grande fator de promoção em sua carreira. Dê seus passos um pouco mais longos do que sua formação e cargo permitem. Se arriscar, com certa dose de cuidados, faz bem. Seja ousado.

2- QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO.
Não precisa ser um arroz de festa, muito menos o inconveniente, basta ser presente e desenvolver bons relacionamentos. Tenha atitudes que promovam em seus pares, o desejo de tê-lo por perto e que contribuam para a construção de uma imagem agradável e positiva. Seja proativo e principalmente, um bom ouvinte, Nunca subestime a opinião do próximo. Pessoas que falam muito e ouvem pouco geralmente tem sua imagem arranhada.

3- COMUNIQUE-SE BEM.
Anote em sua agenda, ponha um post-it em seu computador, enfim, ache um mode de sempre lembrar de algo: Tudo na vida é comunicação. Vivemos um mundo onde se comunicar bem virou obrigação até para atividades mais simples, quem dirá para quem almeja algo maior na carreira? Falar idiomas, ter boa expressão verbal e escrita são fatores-chaves para que as portas e oportunidades apareçam para você.

4- SEJA CURIOSO E QUESTIONADOR
Veja a quantas informações somos expostos diariamente, e pense, quanta coisa deixamos passar por filtrarmos apenas o que nos parece interessante? Pois é, ser alienado é um requisito para um profissional de sucesso. Não basta estar por dentro da área que atua, deve estar ciente do que acontece no país e no mundo, ou melhor, se possível até o que acontece fora dele. Encontre respostas para suas dúvidas, questionar e perguntar, pesquisar, enriquecem muito o conteúdo intelectual e humano de qualquer um. Pessoas superiores a sua hierarquia podem ser consideradas valiosas fonte de informações.


5 - NÃO TEMA POR SEU CARGO! PARA CRESCER VOCÊ TERÁ QUE ABRIR MÃO DELE.
Se você chegou em algum lugar na vida, certamente foi ajudado e monitorado por alguém, portanto, passe tudo que tiver de melhor quanto a conhecimentos e experiências para seus subordinados. Quando se prepara um  substituto a altura, uma possível promoção fica facilitada pelo fato de não haver aquela conhecida história de comparar você à seus substitutos. Quando são cortados os vínculos com uma etapa anterior de nossa vida, temos mais liberdade para buscar uma próxima. Delegar tarefas é uma arte!


 6- FAÇA DA AGENDA A SUA MELHOR AMIGA. GESTÃO DO TEMPO.
Esse tópico é tão importante que há meses publicamos um post inteiro sobre ele. Gerir o tempo é a única forma de encontrarmos equilíbrio entre vida pessoal e carreira, e conseguir extrair de cada uma destas, o que elas tem de melhor.Família, relacionamentos, estudos, saúde, carreiras e outros compromissos aleatórios pessoais e profissionais, devem caber em suas 24 horas diárias. Não há solução nem outra alternativa.


Para saber mais  ACESSE NOSSO POST SOBRE GESTÃO DO TEMPO: clique Aqui e aqui 

7- USE E ABUSE DA INTUIÇÃO E SEJA UM AUTÊNTICO ANALISTA DO MUNDO.
Nada de andar de cabresto. Focar não significa cegar-se para outros ambientes. Devemos agir considerando o que nosso inconsciente, ou consciente manda, que é a intuição, mas devemos enriquecer nosso poder de tomada de decisões com  informações externas. Observe o que acontece na sua área de atuação no mundo e direcione sua carreira sobre estas diretrizes. Tente acompanhar tendências e se antecipar garantindo sempre lugar de destaque onde está.

NÃO DEIXEM JAMAIS DE BUSCAR O AUTO-DESENVOLVIMENTO!
Muito do que vocês viram neste post, já foi postado em matérias anteriores, e por qual motivo então voltamos a bater nestas teclas? Acreditamos que a ascensão profissional está diretamente ligada à reunião destas entre outras, qualidade e competências, sendo assim buscamos fazer uma síntese do que forma o perfil do profissional que o mercado espera.  Não deixe de ler mais sobre estes tópicos em nossos posts anteriores. 

Logo mais teremos a segunda parte desta matéria! Aguardem e se surpreendam. 
Não deixem de conferir.

Uma ótima semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário