sábado, 6 de abril de 2013

EMPREENDEDORISMO: QUANDO DEVEMOS ABDICAR DE UMA CARREIRA PARA SERMOS NOSSOS PRÓPRIOS CHEFES?

Por imposição da vida ou por nos sentirmos seguros após experiências e acúmulo de conhecimentos? Existem estas e outras muitas explicações para que nós busquemos algo fora do mercado profissional convencional. 

Empreender, neste caso, significa buscar um reconhecimento e retorno amparado por experiências e conhecimento cujo o mercado de trabalho tradicional não seria capaz de nos trazer. Empreender engloba o que você é capaz de oferecer a clientes e sociedade e qual o retorno financeiro e moral isso agrega a quem tem coragem de tentar.


PACIÊNCIA + INFORMAÇÃO + TRANSPIRAÇÃO: SUCESSO!

Quando estamos empregados e pensamos em abrir um negócio próprio, pensamos em empreender, geralmente estamos "carentes" de algo que nossa atividade profissional não nos fornece. Não existe emprego perfeito, mas se suas satisfações são muito maiores que as insatisfações, certamente você tende a não se arriscar. Claro que muitas pessoas tentam conciliar uma atividade profissional formal com projetos pessoais, mas é fato que os esforços principais serão sempre direcionados ao "certo" e não ao "duvidoso".


Se empreender não for uma opção e sim uma obrigação por imposição da vida, lembre-se que ser negociador e empreendedor, está no D.N.A humano. Não se assuste, o sol nasceu para todos e nas adversidades existem muitas possibilidades também!

Se a decisão for empreender, antes de mais nada é preciso planejar. Muitas vezes podemos trabalhar sob um cenário: pense você em uma árdua batalha, uma guerra onde seu adversário está em seu caminho e você tem uma arma com apenas uma munição, ou seja, não há espaços pra erros! Assim acontece comumente quando pensamos em empreender. Quando o ser humano idealiza algo, muitas vezes o entusiasmo e a empolgação nos fazem não enxergar a razão e aí quando vamos analisar a situação vemos que fomos muito a fundo e um erro pode ser fatal. É fundamental, conhecermos o terreno onde pisaremos. ANALISAR O MERCADO é o primeiro passo, enxergar nossas possibilidades e ameças perante concorrência e público é vital. Se a atividade que quer exercer tem a ver com sua atividade profissional atual, tire daí lições e informações que podem te sustentar na hora "H" em que terá que ser o tomador das decisões. Lembre-se: Você será o chefe, o mandatário, e todas suas ações terão reações imediatas sobre seu planejamento.



TEORIA X PRÁTICA: NEM TUDO É COMO PARECE SER.

Quando somos funcionários, não enxergamos o lado inverso da situação. Geralmente não pensamos que dinheiro é problema, não pensamos que absolutamente tudo, do cafézinho aos papéis usados em uma impressão, saem de algum fundo, tem seu custo. Ter o olhar de dono quando ainda é funcionário é característica obrigatória para quem planeja empreender. É necessário ter planejamento e
suporte financeiro para que um sonho não se torne um grande pesadelo. Saiba que recorrer a crédito quando se inicia uma atividade, não é tarefa das mais fáceis. O correto é ter capital que supra as necessidades pelo menos do primeiro ano de vida do negócio.


NA HORA DE EM PREENDER A RAZÃO VALE MAIS QUE A EMOÇÃO!
Sr.Consultor




OS DESAFIOS NA VIDA DE UM EMPREENDEDOR.

Gerir e liderar pessoas, papel do empreendedor é uma das tarefas mais difíceis neste cenário. Lidar com altos e baixos pessoais e profissionais requer empenho e desenvoltura. Quando falamos em planejamento, devemos incluir uma estrutura psicológica que seja a base dos seus funcionários ou contratados. Recorrer a empresas e consultorias de treinamento, capacitação e até mesmo psicológicas pode trazer ótimos resultados.

O Sr. Consultor indica o SEBRAE (Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas) como o principal aliado para quem está iniciando um negócio. Cursos, palestras e consultorias, inclusive muitas destas gratuitas, serão muito úteis para o desenvolvimento do empreendimento.

DICA PARA UMA EMPRESA TER VIDA LONGA:  SAIBA QUE SUA EMPRESA "ESTÁ" E NÃO SIMPLESMENTE "É" . PENSE SEMPRE MOMENTO A MOMENTO, SE UMA EMPRESA NÃO ACOMPANHAR O QUE SEU MERCADO ESPERA E AS MOVIMENTAÇÕES DE SEUS CONCORRENTES ELA HOJE É BOA, AMANHÃ NÃO É MAIS. PENSE E SE RENOVE A CADA INSTANTE!!!



TOP 10 
CARACTERÍSTICAS E COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS EM UM EMPREENDEDOR:

- BEM INFORMADO
- OBSERVADOR/ANALITICO
- BEM RELACIONADO
- ÉTICO
- OUSADO
- CORAJOSO
- PRUDENTE
- PERSISTENTE
- PROATIVO
- CRIATIVO



NÓS NÃO CHEGAMOS A LUGAR ALGUM SEM A AJUDA DE ALGUÉM. VALORIZE SUA EQUIPE, CONTRATADOS E SÓCIOS.

Assim como abordamos em posts anteriores, analisando a participação de nós como funcionários dentro do mercado corporativo convencional, afirmamos que quando somos o "dono" da coisa, devemos valorizar  ainda mais o material humano. Quando construímos um bom ambiente e relações sólidas, as coisas tendem a fluir com maior eficácia. Lembre-se, você como gestor deve liderar pelo exemplo. Seja bom ouvinte, reconheça as atitudes das pessoas, os motive a seguir trabalhando e saiba que jamais será dono da verdade absoluta, a certeza de estar certo sem analisar as possibilidades nos "cega" e pode trazer danos irreparáveis. Se as pessoas envolvidas em um negócio, acreditam que ele pode vingar, o futuro só pode ser a vitória.



CLIENTES INTERMEDIÁRIOS E CLIENTES FINAIS: A DIFERENÇA DE SER EMPREGADO E EMPREGADOR SE EVIDÊNCIA.

Quando somos funcionários temos compromissos , temos que entregar números e resultados, somos cobrados, mas o peso maior fica para a empresa que representamos. Fazemos parte de uma instituição, seja ela grande, média ou pequena, mas salvos raros casos, podemos amanhã não estar mais dentro deste local e  a imagem que ajudamos a construir quando fazemos parte dela, se alongará para sempre. E quando nós, somos a linha de frente, somos a cara da empresa para nossos clientes e mercado? O cuidado deve ser maior ainda. Um cliente mal atendido tende a compartilhar sua insatisfação com muito mais afinco do que se tivesse sido surpreendido positivamente. Trate seu cliente como o "ser mais importante do mundo". De fato, neste momento ele tem esse status, afinal, se o cliente se sentir realizado, tende a se tornar fiel e desta forma uma empresa forma uma carteira de clientes e começa a assegurar sua sobrevivência por longa data. Inovar, fazer diferente, surpreender, tudo isso deve fazer parte da receita de nossos planos como empreendedores. Lembre-se: o mercado é como um casamento. Se não fizer o melhor tende a perder pois a concorrência é voraz e está sempre rondeando o seu espaço. Nunca subestime seus concorrentes, eles também tem qualidades, por isso é tão fundamental o espírito analítico e ágil. Não há espaços para "descanso".

O Sr.Consultor recomenda aos que sonham em ter algo mas que ainda são funcionários: EMPREENDA também em seu trabalho. Empreender significa fazer algo, buscar resultados fora do contexto que está acostumado. Isso fará bem a sua empresa, seus pares e principalmente a VOCÊ.

Uma ótima semana a todos vocês e MUITO OBRIGADO por acompanharem nosso trabalho. Esta semana  completamos oito meses de vida e isso devemos a todos vocês! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário