sábado, 11 de maio de 2013

ESPECIAL DIA DAS MÃES: COMO CONCILIAR CARREIRA E PAPEL DE MÃE?

OS DESAFIOS DE SER MÃE E TRABALHAR!

Atualmente, ter uma carreira sólida e bem-sucedida já é tarefa das mais difíceis. Quem dirá então ser uma boa profissional quando se é mãe? Ser mãe requer tempo, dedicação, empenho e paciência, pré-requisitos para se dar bem também no mercado profissional. Sendo, assim, afinal, há uma fórmula exata para conciliar estas duas responsabilidades?


As mulheres, despontam como bola da vez no mercado profissional e já pleiteiam e conquistam cargos outrora reservado somente ao sexo masculino. O sexo "forte" como diziam os antigos, não é mais o masculino. As mulheres, em casa e no trabalho, passaram nas últimas décadas, a assumir o posto de protagonistas no cenário da vida real. Com a evolução e desenvolvimento das mulheres, novas possibilidades se abriram, carregando também novas responsabilidades. 


A era da mulher dona-de-casa subordinada ao esposo acabou. Até quem tem a responsabilidade de olhar casa e filhos sem uma tarefa profissional fixa, passou a ter voz ativa nas decisões diárias. Nada mais justo pois a importância "delas" é tão grande ou maior do que a "deles" atualmente.


SER UMA PROFISSIONAL BEM SUCEDIDA OU UMA MÃE PRESENTE?

Com as possibilidades que a tecnologia nos proporciona, ficou mais aceitável, encararmos que estas duas "conquistas" podem andar de mãos dadas. Em outras épocas, onde a presença física se fazia necessária, era mais complicado uma mulher conciliar filhos e carreira. A teoria de que um pai pode suprir algumas das
necessidades é válida porém em muitos aspectos, o papel da mãe é insubstituível e seja qual for a etapa da carreira que a profissional atravesse, terá de se adaptar aos novos costumes e necessidades. 

Hoje é possível, gerenciar, acompanhar processos e agir operacionalmente até, mesmo a distância. As facilidades que a internet e a tecnologia tem hoje, possibilitam até o trabalho integral à distância. é comum empresas terem funcionários que trabalham em seus lares, ficando maior parte do período fora da empresa, mas não fora dos processos. 

A Gestão do tempo é imprescindível para as mães que desejam acompanhar o crescimento e desenvolvimento de seus filhos sem deixar o fator carreira de lado. Equilibrar compromissos e estabelecer limites sem misturar lazer com obrigações é o combustível para que este motor ande.

Uma mulher não precisa abdicar de nada por ser mulher! Quando casada é fundamental a organização familiar para que tudo ocorra bem, quando mãe solteira ou divorciada, fazer uma auto análise de qual caminho seguir é importante. Contar com a família ou optar por serviços profissionais sérios? Vale lembrar que com o crescimento dos filhos a tendência é que as dificuldades diminuam pois cada vez menos sua presença integral será necessária.


OS 7 MANDAMENTOS PARA VOCÊ SE TORNAR UMA MÃE PRESENTE E UMA PROFISSIONAL EFICAZ.
Fonte: site Terra / Especial Mulheres / Maio de 2012
www.terra.com.br
Escola perto de casa 

Escolha a escola do seu filho sempre perto de casa. É melhor para a criança lidar com menor deslocamento, ainda mais se é necessário sair muito cedo.



Peça ajuda 

Quando precisar ficar até tarde no trabalho, levar a criança para o escritório não é a melhor alternativa. Pedir ajuda ao marido, a uma ajudante ou à avó são saídas melhores. Lembrando que, preferencialmente, devemos manter a rotina das crianças, especialmente quando pequenas.



Revise a lição no fim de semana 

Se geralmente você chega tarde do trabalho, tente falar com a escola e peça que deem mais tempo para seu filho fazer a lição de casa. E aproveite para fazer uma revisão no fim de semana, o que importa é estar atenta, mesmo que não seja todos os dias.



Leve seu filho para conhecer seu trabalho
  
Toda mãe que trabalha pode passar por aquela situação que aperta o peito quando o filho pede para ficar mais em casa. Nesses casos, conversar sempre é a melhor saída. Crianças querem e precisam entender os porquês. Levar um dia o filho ao trabalho também ajuda para materializar algo que pode ser muito etéreo para os pequenos.


  

Fique de olho no comportamento 

Sempre olhe para o comportamento dos seus filhos. Se estão dormindo bem, acompanhando a escola, se relacionando com colegas, comendo adequadamente. Caso algo errado estiver acontecendo, se um mal-estar emocional existir, algum aspecto da vida dará sinais. Estar atenta é a melhor forma de ajudar, caso seja necessário.



Sem culpa na hora da bronca 
  
Algumas mães sentem dificuldade na hora que precisam ser mais duras, pois não querem passar o pouco tempo que ficam com os filhos, dando bronca. Mas não podemos ficar culpadas pelo trabalho. A culpa e a flexibilização dos limites e broncas não nos faz melhores mães, ao contrário. Pode ser um alívio imediato, mas as consequências emocionais, mais permanentes, são danosas.



Educação é com os pais
  
A responsabilidade pela educação dos filhos sempre é dos pais, educar é com os pais, trazer os valores da família é função dos pais. A escola é o espaço da socialização, do aprendizado de conteúdos formais. E, claro, a escola precisa estar alinhada aos valores da família, e, dessa forma, reforçar no espaço coletivo, as regras sociais e as regras da convivência.



O Blog Sr.Consultor deseja à você que é mãe, você que é casado com uma mãe ou que simplesmente tem em presença ou memória este ser divino, esta SUPER-MULHER que é sua origem de estar vivo, um excelente dia das mães, com paz, amor e reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário