quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BUSCANDO O NOVO EMPREGO?



Procurar emprego dá trabalho não é? E dá mesmo! Requer atitudes muito consistentes, tanto emocionais quanto práticas. Você precisa estar preparado psicologicamente, precisa preparar a sua casa e sua família para essa importante tarefa de conseguir um novo emprego. É fundamental que este objetivo esteja claro na sua cabeça, para que a busca seja mais assertiva.

 
Encontrar uma colocação no mercado de trabalho continua uma tarefa difícil. Faltam vagas e os empregadores exigem demais para admitir um funcionário, solicitando até mesmo requisitos que muitas vezes não possuem conexão com a função que você irá exercer.

 
Quem busca um novo emprego não pode ficar desanimado! A vontade por uma nova experiência profissional deve estar sempre a frente.

 
Todos sabemos o quanto as empresas estão cada vez mais exigentes neste início de século, e para completar ainda tem o aumento excessivo da concorrência. Em virtude disso só existe uma única saída: Você precisa se destacar na multidão, e para que isso ocorra, enfatizamos quatro pilares, aos quais consideramos como básicos nesta procura:

 
PLANEJAMENTO: Faça tudo com muito planejamento. Analise o mercado, e faça uma auto análise. Ter objetivos e focá-los, é imprescindível neste momento. A pessoa que procura um emprego não pode se desesperar, tem que agir com cautela, e buscar as oportunidades que mais se aproximam das suas qualificações e aptidões;

 
CURRÍCULO PROFISSIONAL: O currículo é de fato o seu primeiro contato com a empresa. Daí a importância de se ter um currículo que se destaque. Será este documento que o levará a uma possível entrevista com “a empresa tão sonhada”. Mas não se esqueça que o sucesso deste documento está completamente atrelado aos pilares citados. O famoso NETWORKING* neste momento é fundamental, para que o seu currículo seja destinado as pessoas certas dentro da empresa;

 
*NETWORKING: Networking nada mais é do que a sua rede de relacionamentos, e não pense que esta rede deve ser apenas profissional não, todos aqueles amigos e conhecidos se inserem. Esta rede deve ser cultivada por toda a sua vida, e tratada como um diamante, pois inúmeras oportunidades surgirão através dela.

 
MARKETING PESSOAL: Pense que você é um produto, e a marca deste produto é de extremo valor, mas precisamente, “preciosa”. Exatamente isso! O Marketing Pessoal é a forma como você se expõe e se valoriza mediante as situações oportunas que lhe surgem. Imagine se todas as obras de Leonardo Da Vinci estivessem escondidas em um porão? A humanidade jamais teria conhecido tudo isso. Com isso queremos dizer que não adianta ter uma carreira e um currículo excepcionais e não saber mostrar isso para o mercado de trabalho. Cuide extremamente de sua aparência, de seus contatos (Networking), faça um site pessoal, mostre sua carreira para o mundo, mostre para todos o quanto você é especialista e generalista no que faz;

 
ENTREVISTA DE SUCESSO: Atenção! Não basta ter esbanjado categoria nas fases anteriores se não fizer uma entrevista de altíssimo nível. Não encare uma entrevista de emprego como uma tortura, e lembre-se que o selecionador ou empresário precisam conhecê-lo, e você precisa mostrar o porque está ali, e que a decisão dele em ter selecionado o seu currículo, valeu a pena. Fale sobre a sua personalidade, seus conhecimentos, aptidões, experiências profissionais, experiências de vida, seus objetivos, sonhos, enfim, impressione positivamente a pessoa que está ali naquele momento lhe escutando.

 
Dicas importantes do SR. CONSULTOR:

- Organize seus contatos;

- Responda ao maior número de anúncios nos quais você se encaixa;

- Coloque seu currículos em sites selecionados;

- Vá preparado para as entrevistas;

- Mesmo não obtendo retornos, nunca desanime;

- Repense o que talvez possa estar dando errado;

- Procure se infiltrar nas redes de relacionamento profissionais, tais como:


- Não demonstre jamais em uma entrevista que esta desesperado pelo emprego, pelo contrário, diga tudo o que você pode fazer pela empresa caso seja contratado.

- Aproveite o momento das entrevistas para que os entrevistadores fiquem interessados em você;

- Boa aparência no momento de uma entrevista é fundamental;

- Nunca desista! A paciência é o segredo no meio dessa “guerra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário