quinta-feira, 30 de agosto de 2012

QUAIS OS PRINCIPAIS ERROS COMETIDOS NA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE UM CURRÍCULO?

SIGA ESSES PASSOS, E NÃO COMETA GAFES!
 
 
1. CITAR REFERÊNCIAS PESSOAIS: A tecnologia e troca de informações entre as empresas de um mesmo segmento, torna este artificio dispensável. Se houver de fato a necessidade de contato com seus gestores anteriores, o recrutador irá lhe solicitar informações adicionais;


2. CITAR PRETENSÃO SALARIAL: Por mais que haja esta possibilidade para algumas vagas, principalmente as existentes na web, o interessante é se resguardar, deixando este debate para o momento da entrevista. Certamente ninguém o excluirá de uma seleção por falta desta informação. Mostra que você pode estar mais interessado na remuneração do que aprender a cultura da empresa e desenvolver habilidades e competências juntamente com os projetos da empresa contratante;
 

3. CURRÍCULO NÃO É BOOK, PORTANTO, SEM FOTOGRAFIAS: Fotografias são para uso especificos e quando solictadas pela vaga disponivel tal como promotora de eventos, comissárias de bordo ou outras atividades onde o visual importa tanto (ou mais) que o intelectual. A imagem será analisada posteriormente e pessoalmente pelo recrutador;


4. ERROS DE GRAMÁTICA E CONCORDÂNCIA: Faça o simples. Criar termos e usar palavras pouco conhecidas podem ter o efeito contrário do esperado. Erros de gramática mostram o pouco conhecimento pela língua principal;


5. CURRÍCULO NÃO É ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: Nada de enfeitar o Currículo. Regra básica e eficaz é folha branca, tamanho tradicional A4, cor de letra "preta", fonte tradicional e nada mais. Um dos grandes erros das pessoas é achar que o entrevistador dará mais importância a aparência do que ao conteúdo do documento. Lembrando que a "criatividade" deve ser usada ao seu favor, e se for necessária, de acordo com o tipo de vaga;


6. XÔ EXCESSOS: Não mais que um minuto, sendo generoso, é o tempo destinado à leitura de um currículo. Daí a importância de uma elaboração objetiva e clara. Lembrando que não existe limite de páginas, porém, o recomendado é de 1 a no máximo 3 páginas;


7. NÃO MENOSPREZE SEUS FEITOS: Alavancar o fluxo de vendas, aumentar o número de clientes, mudar o quadro geral de um departamento ou empresa, certamente deve ter sido oneroso e tomado horas de suor de quem o fez. Porquê não valorizar isto? Exatamente na hora em que mais precisa se auto promover, números dizem muito na informação que é passada ao recrutador. Quantificar seus feitos engrandece tua obra. Exemplo: "Alavanquei as vendas online em 25%" soa melhor do que simplesmente "Controlava participação de vendas on-line dentro do fluxo de vendas da empresa”;

8. SE CANDIDATAR A VAGAS NÃO É ENVIAR MALA-DIRETA: Geralmente um candidato participa paralelamente de mais que um processo seletivo enquanto algum destes não se encaminha para um desfecho feliz, porém, toda a atenção é pouca na hora de “ENVIAR” um currículo pelo mercado das mais diversas maneiras. Algumas empresas preferem a entrega pessoalmente, outras via web, outras por cadastro em sites, algumas por correspondência, caixa postal, entre outras maneiras. Entregar o documento da maneira como a empresa pede é o primeiro passo para uma participação positiva no processo seletivo.
 

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