quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CURRÍCULO, O SEU CARTÃO DE VISITA!

Toda grande caminhada tem um primeiro passo e falando de carreira, nosso tema central aqui no blog, este primeiro passo é o CURRÍCULO. O Currículo é o seu primeiro contato com a possível empresa que irá lhe empregar em um futuro próximo, e se não garante uma vaga, podemos ter certeza que ele encurtará a distância entre o seu desejo e a sua realização.
 
ELABORE UM CURRÍCULO COM CLAREZA E OBJETIVIDADE
 
 
 
O que devemos ter como regra ao elaborar um currículo é a necessidade das informações serem claras, objetivas e acima de tudo, verdadeiras. A primeira interpretação e contato do entrevistador com um candidato vem através deste documento. O que deve constar não é uma auto-biografia e sim uma síntese de experiências, realizações e conhecimento. O que interessa as empresas e aos entrevistadores, não é o time que torce, a banda que ouve, o gosto culinário que tem ou outras informações pessoais que não tem ligação com a vaga/oportunidade em questão. O que deve ser exaltado na elaboração do currículo são os atributos, competências e diferenciais que o destaca dentre os seus concorrentes pela vaga.
 
Não há regra definida ou uma lei que normatize a elaboração de currículos, mas certamente a objetividade pode dar a um currículo um novo valor, já que geralmente entrevistadores não tem como costume terem todo o tempo do mundo e disponibilidade para “decifar” o que você quis informar naquelas duas ou três folhas que apresentou. O interessante é que seja possível transmitir informações sobre quem é o candidato, objetivos, aonde estudou, conhecimentos extra-currículares, experiências profissionais e o que sabe fazer logo no primeiro contato visual.
 
O QUE É RECOMENDADO
 
O recomendado e esperado pelo mercado é um currículo de uma ou duas folhas no máximo, que exiba exatamente o que tem de atributos e qualificações para suprir as necessidades da suposta vaga. O que vier a mais que isso, é excesso e deve ser evitado. Vale ressaltar que em uma entrevista, o candidato estará presente para esclarecer alguma dúvida ou questionamento do recrutador, o que não ocorre quando acontece o primeiro contato entre as partes que é exatamente a leitura do curículo. Resumidamente,você pode ser o melhor dos candidatos, mas se não souber expor isso, certamente será renegado.
 
MENTIR EM UM CURRÍCULO? JAMAIS!
 
Além de ser legalmente considerado crime, pode ser o causador de um enorme constrangimento. Segundo o que prevê o projeto de lei (PL6561/2009), mentir no currículo é crime.Mais que isso, a penalidade maior ao que simula e adutera informações em um currículo é certamente a porta fechada para aquele emprego dos sonhos. Infelizmente, é muito comum “mentirinhas” por parte dos entrevistados, mas que na hora do cara-a-cara serão descobertas e o pior, se caso a mentira se extenda chegando a pessoa ser contratada, o "mico" pode se maior ainda. As principais mentiras hoje se relacionam ao conhecimento de outros idiomas e cursos que possivelmente capacitariam o candidato que na verdade não apenas é carente do conhecimento, quanto da índole e carater que o levam a querer burlar um cenário e que poderá, em breve, acabar atrás das grades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário