quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ENTREVISTAS, COMO SE COMPORTAR E OBTER ÊXITO NESTE MOMENTO DECISIVO

 
 
Chegamos ao ponto mais importante na busca pelo novo emprego que é a "tão temida" ENTREVISTA. Pode parecer muito fácil para aquelas pessoas comunicativas, e ao mesmo tempo, o terror para as pessoas mais tímidas. Existe uma fórmula que lhe permita obter êxito neste processo de seleção? Na verdade não. Mas existem fatores muito importantes que fazem a total diferença quando você está "cara a cara" com o entrevistador.
 
É importante frisar que uma entrevista de emprego é uma seleção e não um concurso onde os mais capacitados, no que se refere a fatores objetivos serão escolhidos se sobressaindo sobre os outros candidatos. O que as empresas buscam é o profissional certo para a uma determina função e vaga. Isso envolve e muito o fator emocional. Aspectos subjetivos tem peso maior até do que a experiência profissional e acadêmica de um candidato. Tudo isso conta, porém, o que um “headhunter” ou entrevistador busca neste processo é saber qual a capacidade do candidato em converter todo seu conteúdo em resultados para uma empresa.

Se conhecer é um fator fundamental para que o candidato se destaque nesta etapa. Ninguém é perfeito, todos tem pontos fortes e fracos, mas certamente quem sabe delinear com certidão essas características tem maior possibilidade de se desenvolver como pessoa e profissional. Isso se revela nos feitos de um profissional dentro de uma empresa. O tempo que o profissional passou em uma empresa, o cargo que alcançou, não tem o peso de alguém que apresentou resultados, feitos, construiu algo de relevante neste mesmo periodo. Muitas vezes o tempo de casa e possíveis promoções “mascaram” um profissional que estagnou e deixou de buscar o novo. O que deixará uma marca eternamente por onde passa o profissional, definitivamente são as realizações que ajudou a construir.
 
Abaixo listamos algumas orientações que são de total importância:
 
- SEGURANÇA: Algo muito importante nesta hora é a segurança. Se demonstrar inseguro pode ser fatal para que aquele entrevistador não lhe contrate. Muitas vezes, o selecionador está junto de um profissional de RH ou Psicologia, e esses profissionais fazem a leitura do seu perfil de acordo com as suas atitudes.
 
Obs: Para você que é curioso, não deixe de ler o livro "O Corpo Fala", que retrata a Linguagem Silenciosa da Comunicação Não-Verbal.
 
- TIMIDEZ: A timidez nunca é bem vinda neste processo de contratação. É muito importante que você saiba expor o seu pensamento, suas qualidades, objetivos, experiências da forma mais simpática, natural e extrovertida. Não tenha medo de sorrir, mas lembre-se que isso em excesso também não caberá bem a situação.
 
- CONHECIMENTO DA EMPRESA: Nunca vá a uma entrevista sem pelo menos saber para qual empresa você irá trabalhar. É fundamental que você saiba as informações básicas da empresa, seu objetivo, sua missão, o que faz, que mercado atua, enfim. Isso demonstrará que você sabe o que quer, e aonde quer chegar.
 
- EVITE GÍRIAS: Linguagem popular e gírias jamais. Por mais que a empresa seja "descolada", moderna, e o entrevistador for da sua idade, não use esses artifícios. A linguagem não precisa ser formal, mas a utilização deste tipo de linguagem pode ser um fator de grande impacto para que você não seja o escolhido.
 
- BOA APARÊNCIA: Lembre-se que ter boa aparência não está diretamente ligado a ser ou não bonito (a). Beleza não é fator de escolha. Já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica? Em outros casos você poderá ter outras oportunidades de demonstrar quem você é, mas no caso da entrevista, se não "encantar", poderá não ter essa outra oportunidade. Este ítem esta diretamente voltado a escolha da roupa certa, ao bom comportamento, a educação, e a forma da pessoa se expressar. É a hora de mostrar que você é capaz de representar a empresa que está lhe contratando, e sendo assim, você será o cartão de visitas.  
 
- ATRASOS: Chegar atrasado em uma entrevista é a prova de que você não cumprirá com os horários propostos pela empresa. Isso pode demonstrar imaturidade e falta de respeito com o recrutador. Imprevistos podem acontecer, neste caso, procure avisar a empresa com antecedência se possível. É importante que o entrevistado chegue com 15 minutos de antecedência.
 
- MENTIRAS: Algo que muitos fazem para "tentar" obter sucesso é mentir. Mas como já diz o ditado popular, "mentira tem perna curta". Não adianta dizer que você sabe fazer algo, sem nunca ter feito. Se você conseguir ser contratado, o dia a dia mostrará que você não está preparado para aquela vaga, e você poderá nem passar pelo processo de experiência.

- INTIMIDADES: Você não conhece o entrevistador, e nem é o melhor amigo, ou amigo de infância dele... Sendo assim, você não pode ter intimidades com a pessoa. Fazer brincadeiras, pedir um café, dar gargalhadas, se despedir de forma informal, enfim, atitudes como estas fazem com que o selecionador se sinta intimidado.
 
- CUIDADOS: Regra absoluta para uma entrevista é jamais falar mal ex-chefes, amigos de trabalho, empresas anteriores ou concorrentes. Soa mal e demonstra aptidão por conversas alheias e fofocas, algo inaceitável para o mercado atual onde “todos se conhecem”. O mundo “se comunica”. Se questionado sobre o motivo de querer trocar um emprego certo por uma possibilidade, jamais se colocar como “vitima do mundo”. Querer mudanças e melhoras são direitos de qualquer profissional. O único responsável pelo destino de uma pessoa é ela própria.
 

As 10 principais características que as empresas buscam nos profissionais:

* Autoconfiança e espírito analítico (características diretamente ligadas);
* Capacidade de se relacionar bem com as pessoas;
* Aptidão pelo trabalho em equipe;
* Persistência;
* Controle - Estabilidade emocional;
* Ética e bom senso (características diretamente ligadas);
* Otimismo;
* Poder de comunicação clara e eficaz;
* Ambição (com coerência);
* Proatividade e Motivação (características diretamente ligadas).

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