quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS CONCURSOS PÚBLICOS

SR.CONSULTOR EDITORIAL

"A IMPORTÂNCIA DOS CONCURSOS PÚBLICOS"
Por Sônia Pacheco

Meu nome é Sônia Pacheco, possuo como formação acadêmica os cursos de Direito e Letras. Hoje sou aposentada pela Justiça Eleitoral.

Profissionalmente, ocupei cargos no Governo Estadual, Municipal e Federal, respectivamente, sempre através de concursos. No Governo Federal fiz uma carreira maravilhosa como chefe de cartório eleitoral, terminando minha jornada na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, considerada uma das mais completas de todo o Poder Judiciário, por causa de sua estrutura e seus expressivos números de processos e eleitores (representantes da capital mais visada do país, São Paulo).

O primeiro concurso que fiz em minha vida eu tinha 19 anos e nenhuma chance de aprovação, por várias razões (devido ao fato de não ter realizado um colegial de forma séria e comprometida). Mas, a despeito de todos os obstáculos, organizei meus estudos no pouco tempo que tinha e consegui aprovação. Daí pra frente, vieram outros e fui desenvolvendo meus estudos de forma que conseguia aprovação em todos.

O mais interessante pra se contar aqui foi o concurso para atendente do Tribunal Regional Eleitoral, cujo número de vagas eram 05, com 135.000 mil candidatos inscritos. Consegui obter o 5º lugar! Considerando que houve empate nos 5 primeiros colocados, fui para o 10º lugar e tive que aguardar mais de 1 ano para ser nomeada.  Depois, terminei minha faculdade e fiz meu último concurso para um cargo de nível universitário, com aprovação garantida, também.

O método que adotei é o estudo em casa, sem ajuda de professor ou de cursinho. Muito simples e eficaz, podendo ser resumido num passo a passo:

 Leia atentamente o edital e deixe-o afixado em pelo menos 2 pontos visíveis da sua casa;

Adquira uma apostila resumida, de boa procedência, onde conste toda a matéria do edital;

Esqueça que o mundo existe e se concentre INTEGRALMENTE no programa do edital (isto significa não sair nos fins de semana, feriados, festas, aniversários, não ver TV, não falar ao telefone... Lembrando que é muito importante que você possua uma alimentação adequada, para não se sentir fraco, já que o esforço será grande, além de realizar algumas pausas para descansar).

Obs.: Dependendo do programa, isto pode valer 1, 2, 3 meses, ou até 1 ano;

Estude sozinho, dá certo! Você pode desenvolver suas técnicas. A minha era estudar em voz alta e até andando pela casa;

A matéria do edital tem que estar INTEIRAMENTE compreendida de tal forma que, QUALQUER questão que o examinador pedir você terá conhecimento dela;

Nenhum item do edital poderá ser esquecido, ou deixado de lado. Todos tem o mesmo grau de importância;

Acredite que você é capaz o tempo todo;

Nos dias de prova, você não pode perder nenhum segundo do seu tempo! As questões devem ser respondidas, revisadas e conferidas, para que você não cometa nenhuma falha naquele momento;

9 º Siga estas regras simples, e com firmeza. Você conseguirá com certeza, o êxito que necessita!

Os concursos públicos são considerados ainda, grandes portas de entrada para carreiras brilhantes. Principalmente, os cargos do Governo Federal, em todos os seus órgãos, pois são os que melhor remuneram, melhor amparam o funcionário, e também, os que oferecem melhores oportunidades de carreira. 

Os cargos da esfera Estadual e Municipal, também são bastante interessantes e devem ser analisados com carinho. Nas três esferas, o funcionário concursado ganha estabilidade e o direito de aposentadoria.

Existe um “mito” de que o serviço público é massante e leva à acomodação do funcionário. Isso é totalmente errado! Há muito que se fazer no serviço público e o mesmo, "abraçado com a alma", pode ser de muita utilidade para a sociedade, e de grande prazer e crescimento para o funcionário. Posso falar, com toda convicção: o serviço público é uma área gratificante e dinâmica. Dependerá muito do seu grau de comprometimento. Dá pra fazer carreira e se sentir realizado, pois existem carreiras apaixonantes no serviço público, é só procurar aquela que mais lhe agrada e lutar por ela!





Um comentário: