terça-feira, 20 de novembro de 2012

LIDERANÇA, A COMPETÊNCIA MAIS VALORIZADA PELO MERCADO DE TRABALHO

LÍDER EFICAZ. LÍDER CRIATIVO. LÍDER CAMALEÃO. Se você pensa que essas são qualidades inatas de alguns privilegiados, fruto de poderes concedidos, hierarquia, está enganado. 


É possível SIM, aprender e desenvolver uma das competências mais valorizadas pelo mercado de trabalho: A LIDERANÇA! 


Fizemos uma extensa pesquisa e chegamos a algumas definições para este tema tão abordado em nosso dia a dia. Como você pode observar, a liderança é vista através de muitos aspectos, e possui pontos de vista diferenciados.

1. DICIONÁRIO MICHAELLIS: 
Líder: chefe guia;

2. DICIONÁRIO AURÉLIO:
Líder: indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de idéias;

3. WALT DISNEY (CRIADOR DA WALT DISNEY WORLD):
Líder: aquele que sonha com alguma coisa e tem capacidade de realizá-la;

4. HARVARD BUSINESS SCHOOL:
Líder: indivíduo capaz de determinar uma direção para a sua equipe, alinhar seus componentes e, finalmente, motivá-los e inspirá-los;

5. BERNARDINHO (TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE VÔLEI):
Líder: capacidade de tirar a máxima performance de sua equipe com padrões de consistência e permanência.

Concluímos que não há apenas uma definição para líder, mas um conjunto de definições que se resume em: "Ninguém manda em ninguém. O VERDADEIRO LÍDER INFLUENCIA, MOTIVA, PERSUADE, CUTUCA E INSTIGA!". A liderança é situacional, em outras palavras, depende da situação/ocasião que o líder exerce seu papel. O líder deve ter uma postura que esteja de acordo com o momento.


As dúvidas giram em torno do real papel do líder e de como uma pessoa pode se tornar um líder eficaz. Além disso, hoje em dia, para sobreviver em meio à competitividade do ambiente profissional, não basta apenas tornar-se líder: é preciso liderar com criatividade, aprender a adaptar-se às situações e às pessoas ao redor, respeitando limites e comportamentos diferentes.


Definimos como Líder Camaleão, aquele que se esforça para aprender a lidar com cada pessoa e com diferentes situações de formas diversas, para que o impacto de suas ações seja maximizado.



LÍDERES X GERENTES


Podemos agora diferenciar com facilidade líderes e gerentes. Enquanto gerentes cumprem suas funções de coordenação de pessoas e gestão de negócios, líderes transformam pessoas e constroem negócios a partir de sonhos. Enquanto a gerência é uma ciência na qual existem atitudes certas e incorretas, a liderança é uma arte que vem de dentro. As pessoas vão ser líderes pelo que são e não pelo que fazem. Nas empresas, ambos são necessários, mas os líderes são essenciais.


LÍDERES:                                                          GERENTES:
A liderança está dentro da pessoa;                    A gerência está na cabeça da pessoa;
Sua prática é uma arte;                                      Sua prática é uma ciência;
Essenciais;                                                         Necessários;
Fazem certas coisas;                                         Fazem coisas certas;
Transformam pessoas;                                      Coordenam pessoas;
Veem o todo.                                                       Cuidam dos detalhes.





"VELHO CHEFE", E O NOVO LÍDER, DO SÉCULO XXI


Hoje, as empresas buscam o "NOVO LÍDER" do século XXI, aquele que além de liderar a sua equipe, consegue manter um relacionamento positivo com ela. Foram necessárias algumas transformações em diversos aspectos para que esse novo líder surgisse, dentre elas, mudança de postura, visão diferenciada sobre seus colaboradores, melhor comportamento, e maior flexibilidade sobre as adversidades.


Essa mudança além de ocasionar melhor produtividade, trouxe mais seguranças às empresas, no sentido de reclamações judiciais, pelo famoso assédio moral. É importantíssimo destacar as diferenças entre os dois perfis de liderança, e aqui não julgamos o que é certo ou errado, cabe apenas à você leitor, escolher qual é o seu predileto modo de lidar com a sua equipe.


"VELHO CHEFE": Autoritário, isolado, fechado, tecnocrático, burocrático, crítica destrutiva, sempre ácido, mau humor, dono da verdade, não-transparente, aprendia no trabalho.


"NOVO LÍDER": Amigo da mudança, arquiteto de visões, instigador de mutantes, integrador de equipes, feliz com o passado - reconhecimento, infeliz com o futuro - desafio, participativo nas decisões, assertivo na implementação, motivador.



TESTE DO ESPELHO: 
DESCUBRA SE VOCÊ PODE SER UM LÍDER!


Certifique-se de que, pela manhã, a pessoa que vê no espelho é quem gostaria de ser, respeitar, e acreditar. Desse modo, você se conhece e se prepara para mudar o que for necessário e identificar pontos fortes e fracos. Vá para frente de um espelho e olhe longa e profundamente para você e pergunte:




1. Essa é uma pessoa a quem você respeita e admira?
2. Essa pessoa vive a vida de acordo com seus princípios e valores?
3. O que você gosta e o que você não gosta nela?
4. Quais as suas maiores qualidades e seus maiores defeitos?
5. Você gostaria  de ser liderado por essa pessoa? Ela é um líder a quem você seguiria?


Ao responder essas perguntas, você estará dando o primeiro passo no árduo caminho do desenvolvimento da liderança. SEJA O NOVO LÍDER DO SÉCULO XXI!



Nenhum comentário:

Postar um comentário