quinta-feira, 8 de novembro de 2012

VOCÊ É CRIATIVO? SIM, VOCÊ É CRIATIVO!

Eu não sou criativo! Quem de nós já não ouviu tal afirmação de pessoas próximas? 
Afinal o que é ser criativo?


A criatividade pode ser definida por diversas óticas. O que o mercado busca quando procura profissionais criativos para todas as áreas é alguém com a capacidade de buscar novas respostas para velhas perguntas, novos caminhos para um final que todos esperam. Considerando a voracidade do mercado, da economia num todo, é pertinente afirmar que as empresas que tem profissionais “criativos” estão um passo a frente das demais.


É comum nos depararmos em situações que parecemos não ter saída, escapatória, onde um problema nos engole sem nos dar chance de reação, é nesse momento que o espírito criativo torna-se um diferencial. O óbvio é para todos porém tudo que segue a lógica, o senso comum, bloqueia as possibilidades de mudarmos uma situação.


Se alguém é questionado se é criativo e responder “sim” certamente será taxado de arrogante ou prepotente e a Resposta sendo um sonoro “não”, ou um inseguro “não sei”, escancara a auto-desvalorização. Afinal, você leitor, se considera ou não CRIATIVO? TENHA UMA CERTEZA, VOCÊ É CRIATIVO!


A Criatividade não é de ordem genética. Podemos desenvolvê-la conforme nossas atividades diárias. Como todas as competências que precisamos desenvolver, o caminho é suado mas pode ser muito mais agradável do que o imaginado.


Esse dom, ao contrário do que muitos pensam, não são propriedade somente de profissionais de comunicação e marketing, ou até mesmo dos “Gênios”, a criatividade de certa forma é parte integrante do instinto humano, de auto-defesa, de sobrevivência. Pensa quantas vezes, sem planejar você já tomou decisões que posteriormente você mesmo se perguntou: 'Puxa, como pensei nisso?”.


"SER CRIATIVO NÃO É SER GENIAL, SER CRIATIVO É SER ABERTO. 
COMPROMISSADO COM O NOVO."
 Blog Sr.Consultor


A criatividade é proporcional a necessidade que se tem dela. Pensamos diferente quando saímos do “automático”, a fim de encontrar uma solução para um problema, mesmo quando as ferramentas que usaríamos normalmente não estão ao nosso alcance, ao nosso dispor. Existe muitos tipos de criatividade, ou melhor, existem muitas maneiras de ser criativo. Alguns usam esta habilidade para escrever, outros para compor canções, outros para criar mensagens publicitárias, enfim, ninguém é criativo em tudo. Cada um estimula a sua criatividade de acordo com costumes, interesses e estilo de vida.




COMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE? 
VOCÊ SABE O QUE É "BRAINSTORM"?


“Brainstorm”, não se assuste! Apesar do termo em inglês e sonoramente assustador, entenda que isso nada mais é do que uma chuva de idéias, literalmente. Pensamentos livres, soltos e que são a essência desta técnica que pode mudar sua vida.


Oriundo do mercado publicitário na década de 40, este termo passou a ser conhecido por profissionais de diversas áreas pois nesta técnica a criatividade, tão valorizada por todos, é exercitada de uma maneira incisiva porém não cansativa.


Características do processo “BRAINSTORM”:


1. Não há julgamentos sobre o seu conteúdo, pense o que quiser sem se regras;


2. Qualquer "insanidade" pensada pode se tornar algo bom posteriormente;


3. Quanto mais ideias melhor! Muitas serão descartadas, mas certamente muitas outras serão muito úteis 
posteriormente;


4. Tente “linkar” estes pensamentos soltos. Daí pode surgir resposta para as dúvidas que assolam seu dia a dia.


No Meio empresarial é normal a utilização desta técnica em reuniões. Na visão gerencial, este processo é considerado um “gerador de idéias”. Geralmente são feitas em grupos a fim de acharem uma solução para um problema comum, porém, pode ser feita individualmente como processo de desenvolvimento pessoal e auto-avaliação.


QUE TAL COMEÇAR A ESTIMULAR O SEU "PROCESSO CRIATIVO", DEIXANDO COMENTÁRIOS NOS CONTEÚDOS DO NOSSO BLOG, E DANDO DICAS SOBRE QUAIS OS ASSUNTOS QUE VOCÊ GOSTARIA DE LER? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário