sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

VERDADES SOBRE SUA CARREIRA QUE VOCÊ DEVE SABER. A VIDA PROFISSIONAL COMO ELA É!

Você já ouviu falar que verdades devem ser ditas? No campo profissional também é assim! É muito importante para aqueles profissionais que almejam uma carreira sólida e de credibilidade, buscar sempre se atualizar com informações de mercado e andar em sinergia com os padrões exigidos.


O bom profissional no mercado atual, é aquele que possui visão sistêmica e sabe se adaptar as mudanças. A realidade muitas vezes contraria a teoria, então é necessário que você tenha discernimento para saber usar as teorias na prática, porque cada ambiente de trabalho "merece" um tipo "específico" de atitude. O profissional que se qualifica através de cursos, realizando atividades diferentes, aprendendo novas culturas e línguas, com certeza terá melhor facilidade para lidar com tudo isso. 


FONTE: "60 verdades para administrar sua carreira" - 
Um guia realista para vencer desafios e crescer profissionalmente - 
Dra. Karen Otazo - Editora Sextante.



UM BOM RELACIONAMENTO É O FATOR CHAVE PARA O SUCESSO.


Um ambiente onde pessoas, produtos e preços são equivalentes, em um momento que o mundo dos negócios pode ser  lido no termo "equilíbrio" o que difere positivamente algo ou alguém é sua exposição  e poder de causar sinergia com tudo que o envolve. Adentrando o cenário corporativo podemos afirmar que  o relacionamento interpessoal é o fator mais importante de um processo. 

A tecnologia é capaz de realizar tarefas e substituir o ser humano em grande numero das tarefas profissionais diárias, porém, a construção de rede de contatos através de ações carismáticas só é possível com o esforço e habilidade humana. O conteúdo acadêmico e histórico de carreira de um profissional é importante e até fundamental para a sua ascenção porém o que vai fazer que todas as qualidades sejam traduzidas em resultados e conquistas é o poder de vendê-las de maneira eficaz e enfática. 

O poder de trazer contatos para o seu lado e fazer com que as coisas trabalhem  a seu favor é resultado da construção de uma boa rede de relacionamentos sociais e profissionais.  

Não tenha medo de ser o "arroz de festa" de sua empresa. Bons relacionamentos são construídos não só no dia-a-dia profissional. Também é fundamental o convívio pessoal e a "humanização" do cotidiano. Bons contatos podem lhe render grandes e saborosos frutos ao decorrer de sua vida e carreira. Aquele "happy hour", aquele almoço, aquela cervejinha após o expediente podem quebrar barreiras e paradigmas criados pela rotina profissional de todos nós.  





ESCONDA SUAS CARTAS DO JOGO. 
NEM TUDO QUE VOCÊ SABE DEVE SER EXPOSTO A TODOS.


Pare um minuto e imagine você em um jogo de cartas, onde o mistério é a alma do negócio. Conseguiu inserir-se neste cenário? Pense agora em uma empresa onde muitos buscam promoções, reconhecimento, onde todos tem ambições de crescimento, ou se você trabalha para si próprio, pense em sua concorrência que a todo tempo busca conquistar sua clientela e seu espaço no mercado. Pois bem, devemos expor o que sabemos proporcionalmente a necessidade que temos em "emprestar" nosso conhecimento. 

Devemos ter cartas nas mangas e preservá-las para que ninguém mais faça uso destas e se aproveitem de algo que é seu. Claro que devemos compartilhar boas práticas e experiências positivas mas nem tudo que sabemos deve ser exposto, afinal devemos ter este diferencial competitivo.  


SEJA GRATO E RECONHEÇA QUEM LHE AJUDA E/OU 
AJUDOU A CONSTRUIR A SUA HISTÓRIA.


Você sozinho não é nada, isso é fato! As pessoas que estão ao seu redor, mesmo que com todas as suas diferenças econômicas e sociais, estão presentes na sua vida com o intuito de serem facilitadores. Nós podemos aprender todos os dias com elas, seja pessoalmente ou profissionalmente. Todos podem agregar na sua vida de alguma forma, e contribuir para o seu crescimento. 

Muitas vezes elas nos ajudam no dia a dia e essas ajudas se tornam fatores diretos para o crescimento da sua carreira. Quantas vezes você parou para agradecer e de certa forma mostrar que reconheceu essa ajuda? Atitudes como estas, muitas vezes não acontecem porque as pessoas possuem "embutidas" em sua mente, a cultura de que o seu crescimento deve se especificamente à você! 

Para quem pensa desta forma, pode ter a certeza de que você não está agindo corretamente! O reconhecimento é belo e com certeza é muito valorizado e bem visto por todas as pessoas.  A gratidão é o mais nobre dos sentimentos. 



O blog SR. CONSULTOR é grato a todos LEITORES, que nos prestigiam! 
Assim, JUNTOS nos desenvolvemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário