quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

COMPETITIVIDADE: ESQUEÇA AQUELA VELHA HISTÓRIA DE QUE O IMPORTANTE É COMPETIR! VOCÊ NASCEU PARA VENCER

Pode parecer “pesado” mas pare nesse momento e pense em grandes vencedores, personalidades marcantes que fizeram história seja no esporte, na economia, na música ou em qualquer outro segmento. Se você analisar a personalidade de todos estes, exceto a minoria que conquistou algo por “sorte” ou por motivos pouco comuns, todos tem uma característica em comum: o inconformismo ao se deparar com o fracasso. O profissional, principalmente no cenário atual, deve ser competitivo pois o mundo espera isso dele.



Se apegar ao espírito olímpico que prega tal postura e aderir a cultura de que “o importante é competir” pode lhe tornar uma pessoa menos aguerrida e focada em seus objetivos. Se contentar em ser coadjuvante é o primeiro passo para que se torne “mais um” e que seu livro da vida seja cheio de páginas em branco e lacunas que se completas poderiam ter feito você uma pessoa mais feliz e um profissional mais realizado. Reflita!



O QUE É COMPETIR?


Existem várias definições, porém, sendo objetivos e diretos podemos chegar a conclusão generalista de que é ter garra e ousadia para superar obstáculos e conquistar algo que muitos querem, independente de qual seja o final da história. O conformado ao fim de uma história, caso não tenha alcançado o seu ideal aceitará a inferioridade e a levará para a vida, já o profissional “competitivo” usará a derrota ou fracasso como lição até acertar e se tornar um vencedor legítimo. Não existem barreiras a não ser as que nós próprios colocamos em nosso caminho. Tudo é possível desde que haja planejamento, estratégia e garra.


"Ser competitivo sempre o tirará da “zona de conforto”, gerará mudanças contínuas
 e progresso permanente, trazendo benefícios à carreira e vida pessoal!" 
BLOG SR. CONSULTOR 



Ser competitivo não necessariamente implica em um entrave entre você e outra pessoa. O primeiro ser que devemos superar, somos nós mesmos e nossas limitações e estigmas. Metas e objetivos, se são dadas podem ser cumpridas. O que definirá se o caminho escolhido é o da vitória ou não são suas estratégias e táticas.



Pensando corporativamente, a competição estimula o crescimento de qualidade e eficácia em um ambiente. Quando não se tem parâmetros e concorrência, é mais fácil cairmos na estagnação. Quem sempre competir nunca estará parado, mesmo que seu objetivo é estar bem posicionado em seu emprego, na busca por uma oportunidade ou até mesmo em sua postura perante seus clientes frente aos demais concorrentes.






SER COMPETITIVO NÃO É TER INIMIGOS, ATENTE-SE A ISSO!


Ser competitivo é uma qualidade necessária mas como toda qualidade ou adjetivo, em grande quantidade pode ser maléfico a sua vida e carreira. Como diz um velho ditado popular “ A diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem” ou seja, não misture as coisas e saiba diferenciar quem é seu concorrente, seu motivo de competir e quem de fato merece esse status de inimigo.




Acredite, você pode ser o que sonha e chegar onde jamais pôde imaginar. Descubra sua motivação real de seguir competindo e mãos à obra! Tudo o que deseja, está ao seu alcance. Ser competitivo é batalhar pelo que pode ser seu porém nunca deixe que este sentimento o torne alguém insensível e invejoso. Valorize o que as outras pessoas conquistam, use-as como bons exemplos a serem seguidos e jamais deixe de valorizar e considerar o sentimento do próximo. Como dizemos já nesse post, ser competitivo não é cultivar inimigos. Saiba que atrás de cada pessoa e profissional que possa estar competindo com você tem um ser humano que tem sentimentos e anseios como qualquer outra pessoa.





"Suas conquistas devem vir por méritos próprios e jamais por estratégias maldosas que podem derrubar seus concorrentes. Seja leal a vida que ela lhe recompensará!" 
BLOG SR.CONSULTOR


Nenhum comentário:

Postar um comentário