quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CRESÇA E APAREÇA: É HORA DE BRILHAR! ENCANTE AS EMPRESAS QUE BUSCAM UM TIPO ESPECÍFICO DE PROFISSIONAL: O SEU.




Não basta ser bom, tem que parecer ser bom. Como abordamos em um post passado, sobre marketing pessoal, não basta apenas que você tenha qualidades e adjetivos, tem que saber “vender” estes atributos convertendo toda sua bagagem em retorno profissional. A era do “falar” já passou, hoje o mundo espera que você FAÇA!


A economia mundial passa por uma crise jamais vista. Nem mesmo as épocas de guerras e conflitos de nossa história presenciaram tamanho baque e que envolve nações e empresas de todos os níveis e tamanhos. Por vivermos este momento de instabilidade global, as organizações passaram a cultuar entre seus profissionais, a necessidade de sentirmos a “dor de dono”, ou seja, se sentir dono do próprio negócio mesmo sendo empregado. É fundamental que você sinta isso para que possa dar o melhor de si e consequentemente colher os resultados esperados. E aí, você está preparado para ser o responsável pelo futuro da empresa que trabalha? Pense, suas atitudes também definirão qual será o futuro da sua carreira!



COMO ME DESTACAR MESMO COM TANTA CONCORRÊNCIA?


Cultivar e desenvolver as competências tão faladas, e de fato desejadas pelo mercado, pode ser um bom começo. Saber trabalhar em equipe, ser proativo, saber se comunicar com clareza e objetividade, ser persistente e criativo são apenas alguns dos atributos que as empresas hoje encaram como “pré-requisitos” e que deixaram de ser diferenciais para se tornarem obrigatórios.




Um fator que contribuirá e muito para alavancar sua carreira e o colocar em um patamar acima dos demais é o conteúdo acadêmico. Na década de 80 ter curso universitário era um diferencial. Em meados dos anos 90 ser pós-graduado se tornou “uma linha dourada” em seu currículo e a cada ano as exigências crescem e não há como burlar tais demandas. O que as empresas pedem não é apenas um pedaço de papel chamado “diploma”, e sim o que este carrega, que é a vivência, a experiência e conteúdo agregado e compartilhado, o desenvolvimento que se tem quando estudamos a fundo um assunto que seja relevante para a realidade de uma empresa.


Anote a dica: JAMAIS pare de estudar e se aperfeiçoar. Cursos Universitários, Pós-Graduações, Mestrados, Doutorados e muitos outros títulos devem constantemente ser atualizados. Cursos livres, específicos, cursos de férias e outros, podem e devem ser feitos para que o nosso conteúdo acadêmico esteja alinhado sempre com o que o mercado necessita. A desculpa de que não há tempo ou recursos para estudar, não é mais válida. Hoje, instituições oferecem cursos online e até mesmo gratuitos. Vivemos na era da informação, não deixe o bonde das oportunidades passar batido. Só quem tem conteúdo chegará ao final do caminho.




DESCUBRA-SE E REINVENTE-SE – O QUE AS EMPRESAS BUSCAM DE IMEDIATO NA BUSCA POR PROFISSIONAIS? FAÇA O TESTE E DESCUBRA SE VOCÊ ESTÁ EM LUGAR DE DESTAQUE NA PROCURA DAS EMPRESAS POR BONS PROFISSIONAIS:


Sinceridade e auto-crítica são as melhores formas de chegarmos de fato em nossas deficiências e agirmos para combatê-las! Abaixo segue as 15 diretrizes que segundo a Babson College, uma das maiores escolas de negócios do Mundo, formam o profissional completo. Estes atributos trazem outros por trás que também são fundamentais porém preencher parte deste 15 pontos já pode o classificar como “diferenciado”.


Classifique conforme o critério abaixo, sua capacidade e afinidade com cada tópico:
1 – Péssimo 2 – Ruim 3 – Satisfatório 4 – Bom 5 – Excelente

Domínio da Língua local (Portuguesa):
Domínio de outros idiomas:
Capacidade de comunicação escrita:
Capacidade de comunicação oral em público:
Criatividade:
Poder de resolução de problemas:
Conhecimentos gerais em informática:
Conhecimentos específicos em informática(ref. a sua atividade):
Conhecimento matemáticos:
Conhecimentos teóricos e técnico-acadêmicos:
Experiências concretas na área que atua:
Noção lógica:
Ética:
Trabalho em equipe:
Liderança:


Até 35 pontos: Aja imediatamente. Você pode estar ficando pra trás e perdendo grandes oportunidades; Nunca é tarde para se reinventar, comece a se mexer JÁ!


De 36 a 45 pontos: Você tem grande potencial de crescimento mas deve urgentemente pensar fora da “caixinha” e enxergar que o mundo ao seu redor segue evoluindo mesmo você estando aí esperando as coisas caírem do céu. Pense nisso!


De 46 a 55: Parabéns, você está no caminho certo. Suas qualidades tem se desenvolvido e sendo expostas de maneira positiva e produtiva. Acelere para subir um patamar em sua carreira
Todos seus atributos devem ser utilizados a exaustão. Todo e qualquer conteúdo e qualidade, se ocultos, se não trabalharem a seu favor, passam a ser inúteis. Use toda sua bagagem para turbinar sua carreira!


De 56 a 65: Fantástico, se de fato você está neste patamar é hora de criar um plano de carreira em que possa manter toda esta estrutura. Cuidado para não cometer um velho pecado da auto-ilusão. O maior cego é aquele que não quer ver. Se tem competências a serem desenvolvidas. Ponha as mãos a obra e sigam a busca pela perfeição. Você nunca vai alcançá-la, porém, quanto mais perto dela, melhores serão seus retornos.


Acima de 75: Você é uma exceção! É hora de compartilhar seus conhecimentos, hábitos e experiências com seus pares. Certamente para estar nesta etapa, sua bagagem é rica e extensa. Prepare seu sucessor para que possa ser tão feliz como você.


O Sr.Consultor mais uma vez espera com este conteúdo agregar e provocar em todos o instinto de evolução que é próprio do ser humano. Mexa-se e chegue onde deseja chegar. Você quer, você PODE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário