O título acima ilustra uma nobre realidade: As mulheres, tem conquistado, com louvor, seu espaço de destaque no mercado de trabalho! A cultura de que cargos gerenciais e decisórios devem ser ocupados por homens, a cada dia perde força. A sociedade vem desapegando da cultura de que o papel da mulher é ser coadjuvante quando falamos de trabalho. Elas passaram a ser protagonistas!
OS DESAFIOS DAS MULHERES NO CENÁRIO CORPORATIVO ATUAL
Por mais que o espaço delas venha crescendo nas últimas décadas, muitos são os desafios e barreiras ainda a serem superados para que a "justiça" seja feita. Qual a explicação para profissionais capacitadas e talentosas ganharem menos dinheiro do que outros apenas pelo fator "sexo"?
Segundo o SEBRAE, no ano de 2020, a participação das mulheres na fatia da população economicamente ativa será de 49%, no Brasil ou seja, enfim haverá equilíbrio no motor econômico. Quanto a colocação profissional, em cargos de supervisão e chefia, o espaço delas já encosta nos dos outrora "donos do pedaço". Nada menos que 43% desses cargos são ocupados por mulheres segundo pesquisa divulgada em 2012 pelo IBGC*
*Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Apesar de percen- tualmente o espaço "delas" ser cada vez maior, a diferença salarial, segundo a Consultoria Michael Page, continua incômoda. Atualmente a remuneração das mulheres em cargos similares corresponde de 70 a 82% do que recebe um homem. Fruto da cultura "machista" oriunda de décadas anteriores, vem sendo destruída. Esta mesma pesquisa aponta maior disparidade em cargos operacionais. O nível gerencial é o que apresenta menor variação: apenas 3% a mais para os homens.
QUAL O MOTIVO DO IMENSO CRESCIMENTO DELAS
NO MERCADO DE TRABALHO EM GERAL?
NO MERCADO DE TRABALHO EM GERAL?
Antes de entrarmos no âmbito profissional, devemos analisar o fator biológico da abordagem. Mulheres e homens, culturalmente, fisicamente e psicologicamente têm distinções que devem ser respeitadas e orientadas a trazerem os resultados que o mercado espera de um profissional.
Algumas características tipicamente femininas, são fundamentais para que as grandes organizações possam executar as ações obedecendo demanda e expectativas do mercado atual.
Características que fazem a mulher se destacar dentro de uma organização:
- Função multi-uso: Ao contrario de grande maioria dos homens, a mulher tem a capacidade de executar, com assertividade, mais que uma tarefa ao mesmo tempo. Apenas deve se tomar o cuidado para não abraçar o mundo atrapalhando o andamento do processo num todo;
- Objetividade: As mulheres tem a característica de serem objetivas quando se faz necessário uma ação de resultado imediato. O cuidado que deve ser tomado é em não se achar a dona da verdade absoluta. Muitas vezes a auto-confiança nos leva a "cegueira corporativa" deixando de ver problemas óbvios;
- Olhar atento aos detalhes: Na vida pessoal e profissional, nos maiores e nos menores pontos, as mulheres dão um show nos homens neste tópico. Como ninguém mais, elas se atentam a detalhes "imperceptíveis" mas que podem fazer toda a diferença ao final de um processo;
- O sexto sentido que é típico "delas": A intuição vale e muito na hora de se tomar uma decisão. Neste ponto é mais fácil entendermos do que buscarmos explicações. Elas são as donas dessa qualidade.
Algumas características tipicamente femininas devem ser acompanhadas, para que sejam evitados problemas comumente vistos hoje em dia, como a guerra dos egos e o orgulho "arrebatador" que faz com que algumas pessoas coloquem valores e objetivos pessoais e frente dos profissionais.
O Blog Sr.Consultor deseja a todas as mulheres, um excelente 8 de março. Apesar de ser uma data específica, nós reconhecemos a enorme importância de vocês em todos os 365 dias do ano. Parabéns pelas conquistas e que muitas coisas ainda estejam por vir!
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Nenhum comentário:
Postar um comentário